Brasil,

Proteção ao meio ambiente é oportunidade de mercado para marcas de bens de consumo massivo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniel
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Proteção ao meio ambiente é oportunidade de mercado para marcas de bens de consumo massivo

Natura, Coca-Cola, Ypê, Bimbo e Omo são as mais reconhecidas como sustentáveis pelos compradores

Apenas ¼ dos 8.500 consumidores de sete países da América Latina entrevistados pela Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, para a elaboração da segunda edição de seu estudo Who Cares, Who Does? conseguem nomear uma marca de bens de consumo massivo que esteja contribuindo para a proteção do meio ambiente. As cinco marcas mais reconhecidas como sustentáveis são Natura, que conquistou o primeiro lugar, graças a 20% dos respondentes, e depois, por ordem, Coca-Cola, Ypê, Bimbo e Omo.

Já as indicações de varejistas foram ainda menores. Apenas 16% das pessoas o fizeram e o resultado foi o seguinte: a mexicana Bodega Aurrerá lidera o Top 5, seguida por Assaí, Walmart, Atacadão e a colombiana Éxito.

Isso cria uma grande oportunidade junto ao mercado Eco-Ativo, aquele responsável ambientalmente e que representa globalmente US$ 382 bilhões, e convida as marcas à ação. Para Kesley Gomes, Diretora Latam de LinkQ da Kantar, “o primeiro passo é se associar a esses consumidores. 40% garantem estar otimistas apesar dos desafios atuais e 30% se sentem empoderados para mudar a situação. É como criar uma joint venture com eles, para que se sintam parte de seu projeto”, explica ela. O próximo passo é fazer a substituição das embalagens plásticas, que são uma unanimidade como vilãs para o meio ambiente. No que se refere a produtos para cuidados com o lar, 49% dos entrevistados pedem recipientes 100% recicláveis, 43% reutilizáveis e 41% biodegradáveis. Já quanto aos itens de cuidados pessoais, estes percentuais são, respectivamente, 48%, 34% e 37%.

A Kantar sinaliza ainda a importância da transparência no processo de reciclagem, comunicando e educando para gerar confiança e também para aumentar a percepção de sustentabilidade da marca. 55,8% dos latino-americanos atestam não saber onde entregar itens para reciclagem e 56,6% tem dúvidas sobre o que acontece com os materiais entregues.

O conceito natural é algo a também ser levado em conta. 87% preferem produtos naturais por serem bons para a saúde, 83% por serem melhores para o meio ambiente e 82% mais saborosos ou bons para a pele. Além disso, 58% esperam que eles estejam livres de conservantes, 49% de aditivos ou corantes, 45% que tenham apenas ingredientes naturais, 28% que sejam orgânicos e 23% que não estejam geneticamente modificados.

O conceito Carbon Free também tem muito a ser explorado. Apenas 11% dos respondentes da América Latina o identificam como importante na redução do impacto ambiental. Na Alemanha, como comparação, esse número chega a 42%.

Por fim, vincular-se a ONGs ou entidades locais conceituadas e inovar no lançamento de produtos sustentáveis sempre é positivo.

A segunda edição do estudo Who Cares, Who Does? contou com a participação de 80 mil consumidores de 19 países, localizados na Europa, América Latina, Estados Unidos e Ásia. Mais informações em www.kantar.com/whocareswhodoes

Sobre a Kantar

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar