Atuário: Um profissional vital para o setor de seguros

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguro Gaúcho

pixabay pixabay

Quando o assunto é seguro, o profissional de Ciências Atuariais pode até não ser o mais lembrado, mas com certeza o trabalho realizado por ele é um dos mais importantes e primordiais dentro do contexto do mercado segurador.

O atuário é responsável por mensurar os riscos assumidos pelas seguradoras, calculando as probabilidades associadas aos eventos e avaliando a magnitude dos impactos decorrentes. A partir desses fatores, ele estabelece o dimensionamento de prêmios, indenizações, benefícios, provisões técnicas e a solvência de uma companhia. Os conhecimentos e competências de quem atua nesta função estão direcionados para a busca permanente pelo equilíbrio econômico-financeiro nas operações de seguros, com base em princípios da ciência atuarial e nas diretrizes de subscrição, retenção e gerenciamento de riscos.

De acordo com o consultor sênior da Mirador e professor do curso de Ciências Atuariais da UFRGS, Sérgio Rangel, é por meio dos princípios atuariais que se busca identificar o valor justo de contrapartida dos indivíduos para que uma seguradora consiga manter o equilíbrio de suas operações no tempo, garantido o cumprimento de suas obrigações para com os seus segurados.

“O trabalho do atuário afeta o futuro dos indivíduos, pois indica o valor do prêmio a ser cobrado hoje, de forma que possa resultar em proteção no amanhã, seja em função de uma eventual internação hospitalar, morte, invalidez, roubo de um automóvel, incêndio, ou de outros riscos que possam ser segurados”, explica Rangel.

Responsável por mensurar e administrar riscos dentro das seguradoras, o atuário analisa uma diversidade de variáveis. Entretanto, no universo que envolve a gestão de riscos, o trabalho desse profissional não fica restrito tão somente às companhias seguradoras. Em Porto Alegre, a Mirador e a Atuária Brasil são empresas que prestam serviços para asinstituições financeiras, fundos de pensão, empresas de capitalização, empresas patrocinadoras de planos de benefícios, corretoras de seguros e demais entidades que fazem parte do mercado segurador. E as duas empresas contam com a participação de vários profissionais graduados em Ciências Atuariais.

Fundada em 2002, a Mirador atua na prestação de serviços de consultoria e auditoria atuarial e no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para o setor de seguros e de fundos de pensão. “O dia a dia de nossa equipe envolve cálculos de provisões, prêmios e contribuições, parametrização e desenvolvimento de novos produtos de seguros, além da realização de projeções, pareceres, simuladores e estudos técnicos”, explica Rangel.

No portfólio da empresa clientes corporativos de todas as regiões do Brasil e até do exterior. “Já avaliamos mais de R$ 400 bilhões em passivos atuariais. Nosso propósito maior é desenvolver soluções, produtos e serviços de forma ágil e responsável, que atribuam e oportunizem um relacionamento duradouro e a geração de valor para nossos clientes”.

Atendendo a companhias seguradoras, entidades abertas de previdência complementar, sociedades de capitalização e resseguradoras, a Atuária Brasil desenvolve suas atividades alicerçadas em dois pilares: consultoria atuarial e auditoria atuarial. O rol de procedimentos que compõem a consultoria é composto de elaboração de produtos, cálculos e provisões técnicas, teste de adequação do passivo (TAP), cálculos de capitais de risco. “Este pilar concentra atividades de perícias atuariais específicas, que são feitas por profissionais que possuem longa experiência, atendendo diretamente aos juízes”, esclarece Éder Oliveira, que é um dos sócios fundadores da Atuária Brasil, empresa que foi criada em 2004.

Já o trabalho desenvolvido pela empresa na parte de auditoria atuarial é planejado para ter uma atuação preventiva. Especificamente em relação ao trabalho dos atuários, Oliveira aponta características presentes em todos seus colaboradores. “A empresa presta serviços genuinamente atuariais. Nossos técnicos possuem elevado conhecimento das ferramentas de tecnologia da informação (T.I.), um bom nível de concentração e de senso de organização, além da parceria e determinação que empenhamos junto de nossos clientes”, finalizou.