Brasil,

Empreendedorismo e a consolidação da liderança feminina

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Garcia
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

A evolução da presença da mulher no cenário empresarial e seus resultados alcançados iluminam aspectos femininos intrínsecos

*Por Ana Luiza Milan

O ato de empreender carrega em si uma quantidade elevada de componentes e variáveis. Em um país como o Brasil, esse processo torna-se ainda mais complexo, se considerarmos os obstáculos burocráticos que apenas desfavorecem o desenvolvimento dos que buscam crescer como empreendedores. A elaboração de um Plano de Negócios é fundamental para que o empreendimento seja estruturado, mas, acima de tudo, é necessário ter perseverança para que as ideias saiam do papel e se tornem realidade.

Neste cenário, o empreendedorismo feminino ganha forças, uma vez que a mulher possui em seu DNA a habilidade de lidar simultaneamente com inúmeras informações e situações, sempre com muito afinco e determinação, permitindo que resultados positivos apareçam em pouco tempo. É claro que todo este empenho não está associado unicamente a um gênero, entretanto, a liderança feminina pode ser até mesmo um diferencial na estrutura das corporações.

A presença da mulher em cargos de gestão

A liderança feminina possui diversos efeitos positivos e evidenciados no cotidiano operacional, apontando para um futuro afortunado para as companhias, levando em consideração que as gestoras, normalmente, são mais acessíveis e compreensivas. Hoje, as mulheres no Brasil ocupam em torno de 34% dos cargos de liderança sênior, relacionados à diretoria executiva. O dado representa um aumento de 9% se comparado ao ano de 2019, de acordo com um estudo recente publicado pelo International Business Report, da Grant Thornton.

Em meio a um mercado altamente competitivo, é fundamental que as equipes sejam múltiplas e desenvolvam tarefas distintas ao mesmo tempo. Dessa forma, encontramos uma das maiores riquezas da liderança feminina. Saber lidar com diferentes situações e pessoas sem perder o jogo de cintura é uma virtude para todos os segmentos. Outro atributo que pode ser destacado em relação à gestão feita por mulheres é a aptidão de se reinventar em cada fase da vida, não somente restrito ao âmbito empresarial, o que permite agregar insights relevantes, além de realmente trazer inovação.

O maior valor de uma empresa repousa nas pessoas

Nos últimos anos, as consequências da transformação digital e seus braços operacionais puxaram para si grande parte das atenções do empresariado. Com razão, pois contribuem para o aprimoramento da percepção estratégica do gestor, proporcionando um horizonte de novas possibilidades. Entre elas, a chance de redirecionar profissionais e valorizá-los sob o objetivo de estimular suas melhores características. Dessa forma, abrindo portas para que a produtividade seja potencializada, uma finalidade compartilhada por todos.

Enganam-se aqueles que reduzem a inovação à presença da máquina. Por mais importante que sua influência seja em uma cultura organizacional, a mesma deve servir de porta de entrada para a valorização dos maiores aditivos na governança de um negócio: as pessoas. É inconcebível implementar uma filosofia plena de humanização se no cerne desse pensamento não existem medidas que incentivem a inclusão de profissionais alinhados à responsabilidade social.

Participação feminina é caminho para novas conquistas

O relatório produzido pela S&P Global constatou que mulheres à frente das finanças, ocupando o cargo de CFO, costumam gerar muito mais retorno para as empresas. Tal fato pode ser explicado pelos pontos mencionados anteriormente, tendo em vista a humanização que o mercado ganha com a figura feminina.

Por fim, destaco a relevância de se discutir o assunto com a seriedade necessária. Se trata de garantir que o ambiente de trabalho permaneça produtivo e, ao mesmo tempo, leve e agradável a todos os colaboradores. As gestoras que lutam para alcançar esse estágio de maturidade sinalizam para uma realidade empresarial inadiável, a qual envolve uma visão inovadora altamente demandada pelo mercado. No fim, o maior beneficiado é o próprio negócio e o cliente final.

*Ana Luiza Milan é cofundadora e Head de Projetos na Receiv, plataforma inteligente de contas a receber. Psicóloga, com especialização em Administração de Recursos Humanos.

Sobre a Receiv

A Receiv é um CRM inteligente para contas a receber, que otimiza atividades operacionais de toda a jornada de cobrança. Fundada em 2014, ajuda empresas a aprimorar o relacionamento e a experiência do cliente que se encontra em situação de inadimplência. A solução All-in-One Cloud é de fácil usabilidade e atende tanto empresas B2B quanto B2C. Ipiranga, Brinks, Unimed e ePharma são alguns clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar