Brasil,

DPVAT : Eu, como brasileiro, não entendo a necessidade deste seguro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Armando Luis Francisco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Armando Luis Francisco Armando Luis Francisco

Eu fiz uma pergunta, será que alguém poderia provar para o consumidor brasileiro que ele - o DPVAT - ainda é necessário?

Eu sinceramente acho que este tipo de seguro não ajuda muito. A verdade é nua, neste sentido. E tenho muitos motivos para acreditar que o manejo do dinheiro público deveria ter melhor controle desta nossa população. Pois:

1 - Fraudes. Fraudes. E muito mais fraudes. Relatórios inteiros de fraudes. E há zumbido nos ouvidos dos inconformados com a injustiça.

2 - Não estimulou a concorrência.

3 - Não estimulou o empreendedorismo.

4 - Não obteve uma importância segurada irrelevante. O beneficiário ficou com uma indenização pífia. Era necessário ter corrigido a distorção da realidade.

5 - Não estimulou a massificação do seguro.

6 - Foi tratado excessivamente de maneira política.

7 - Sobrecarregou o judiciário em lides grotescas e decisões não unânimes.

8 - No passado, sem corretor na intermediação. Hoje, os corretores não desejam mais participar dessa aventura varonil. E os corretores, que deveriam receber a comissão do produto, foram deixados de lado. Incrível. Aliás, quero saber: Onde foi parar a comissão da corretagem? Porque, me parece, houve pagamento da comissão.

9 - Não valorizou as seguradoras brasileiras, que não queriam participar deste consórcio.

10 - Tem chamado atenção da Polícia. Ou não tem?

11 - Tem chamado atenção do Legislativo. Ou não chamou a atenção?

12 - Definitivamente, chamou atenção da SUSEP. Mas será que ela fez tudo o que deveria fazer?

13 - Chamou atenção de todo o governo. Disso eu tenho certeza. Mas por que não chamou tanto assim antes?

14 - Tem chamado atenção do povo brasileiro. Será mesmo? Por que será que o povo brasileiro ficou quietinho? Por que será que só acompanha das manchetes dos jornais? Sei lá. Também sou brasileiro e pouco entendo disso e daquilo. A indignação, portanto, é apenas de meias palavras e pouco resultado. Na verdade eu até sei quem é o maior culpado disso tudo, aliás os únicos: Eu e você! Nós simplesmente deixamos tudo acontecer.

15 - Tem chamado atenção da promotoria. Mas somente de alguns lugares. Pelo que sei, de Minas...

16 - Pouca punição. Pouca cadeia. Pouco julgamento. Poucos grandes defensores de um melhor produto. E àqueles atravessadores das manchetes fúnebres? E aqueles laudos médicos? E àquelas assessorias, heim? heim? E aqueles grandões e pequeninos? Tão grande que a gente não vê. Tão pequeno que a gente não sabe. Aliás, se me perguntarem: Eu não sei de nada. Melhor assim!

17 - Outras coisas mais.

E nem escrevemos sobre muitas das origens da fraudes... Relatórios e mais relatórios... e pouca compensação ao povo brasileiro. O Estado precisa ser indenizado pelo que encontrou de ilicitudes. O maior motor da moralidade é o combate à imoralidade. Os fraudadores, se julgados e condenados, devem restituir acrescido, do próprio bolso, o ganho da desonra própria.

Mas quem é e quem não é eu não sei. Os nomes? Isso é com a justiça. Mas a história é conhecida nas notícias da imprensa. Vai lá e encontre os acusados, pois não é o tema deste meu desabafo opinativo. Porque as minha indagações não são para os indivíduos que foram acusados. As minhas indignações são para àqueles que, como eu, deixaram o barco navegar em águas cristalinas, levando na arca o tesouro que os piratas encontraram nas ilhas e recreios tupiniquins.

O Brasil, portanto, precisa de duas coisas:

- Punir quem faz mal com o erário público, dentro de uma sentença dura e justa, e ser indenizada pelo malfeitor. Resumindo: Cadeia e compensação.

Pelo prazer de opinar e pedir que, definitivamente, se abra a caixa de pandora.

Armando Luis Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar