Brasil,

Reinventar-se é a melhor forma de preparar a mente para o “novo normal”

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Mafra
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Psiquiatra cooperado da Unimed-BH dá dicas sobre como enfrentar a rotina, reduzir o estresse e alcançar a estabilidade emocional em meio à pandemia do coronavírus

Atividades culturais, industriais e estabelecimentos comerciais fechados, além da necessidade de distanciamento e as preocupações econômicas causadas pela COVID-19 impuseram sentimentos de incerteza em muitas pessoas. Embora seja a melhor maneira de prevenir e reduzir os danos causados pelo novo coronavírus, o isolamento social pode levar a um aumento na ansiedade e na angústia, podendo resultar em reações depressivas, problemas no sono e também afetar os indivíduos e suas relações sociais, familiares e econômicas.

Sentimentos de ansiedade ou depressão são comuns em tempos de incerteza, portanto, ninguém deve se sentir sozinho ou envergonhado. Para o psiquiatra cooperado da Unimed-BH, Marco Túlio de Aquino, existem maneiras de reconhecer essas questões e de lidar com essas mudanças emocionais. “Identificar de forma realista esses sentimentos é o primeiro passo para a recuperação”, explica.

De acordo com o especialista, manter uma dieta saudável, praticar atividades físicas e dormir bem é muito importante e melhora a imunidade. “As pessoas precisam manter uma atenção redobrada com a saúde, até mesmo como uma ferramenta para estar com a mente aberta e mais bem preparado para enfrentar o ‘novo normal’ que já começamos a vivenciar.” Para o psiquiatra, reinventar-se é uma maneira efetiva de passar pela pandemia e se preparar para o que está por vir. “A maioria de nós tem a capacidade de se reinventar e recriar as nossas vidas. A quarentena está aí para que a gente exerça esta capacidade. Temos a força necessária para nos tornar a melhor versão de nós mesmos. Desenvolvermos a resiliência necessária independentemente da situação difícil que nos encontramos no momento.”

Aquino recomenda tentarmos ser mais flexíveis e tolerantes com as adversidades, a fim de diminuir a pressão e nos sentirmos melhor na busca por uma resposta mais adequada para tudo o que estamos vivendo. “Hábitos de leitura, assistir filmes e séries, cuidar da casa, das nossas coisas. Enfim, dar um sentido diferente a tudo o que estamos vivendo. Isso vai nos possibilitar sair de tudo isso de uma forma muito mais tranquila”, detalha o psiquiatra.

Ele destaca que, como não existe ainda uma data para que a vida “retorne ao normal”, essa expectativa pode ser frustrante. “Temos que aceitar este momento e tentar construir a melhor maneira possível de lidar com tudo isso. Reconhecer e construir uma nova maneira de se viver, mantendo os cuidados necessários para preservar a nossa integridade física e mental”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar