Brasil,

Como as empresas podem gerar líderes dos sonhos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Denise de Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como as empresas podem gerar líderes dos sonhos

A head da consultoria de treinamento corporativo TackTMI dá as dicas de como criar ambiente favorável para talentosos gestores

Janaína Rost, head da TackTMI e especialista em carreira e coach

Ter liderança certa é fundamental para toda e qualquer empresa, independentemente do seu porte. Afinal, só gestores habilidosos são capazes de conduzir a equipe de maneira eficiente para solucionar problemas, produzir mais e melhor, criar estratégias para identificar as oportunidades de crescimento. A tão falada escassez de talentos ainda existe, e, mesmo na crise, retê-los no novo "normal" também exigirá das empresas investimento para criar um ambiente fértil para gerar líderes autênticos, segundo Janaína Rost, head da TackTMI, consultoria especializada em treinamentos corporativos da multinacional de recursos humanos, Gi Group.

Um líder autêntico é aquele que conquista a confiança e empatia da sua equipe naturalmente, por sua habilidade de interagir com os funcionários de maneira honesta, para buscar soluções, dividir e conduzir as tarefas. Simplificar ações e processos e otimizar o tempo e as reuniões. Tem capacidade para inspirar e motivar o time para atingir sucesso nos negócios.

"Esse dom pode ser desenvolvido em diferentes perfis de pessoa e fazer diferença significativa nos resultados da empresa, porém as empresas precisam adotar práticas que estimulem a criatividade e crescimento profissional, a partir do indivíduo", afirma a executiva.

Como despertar líderes - A geração de líderes requer mais do que oferecer jornadas flexíveis de trabalho, ambiente lúdico, folgas em datas especiais e outros benefícios. Exige uma série de medidas, para que os potenciais líderes sejam desafiados e estimulados.

Muitas vezes é preciso investir em treinamentos e consultoria para criar condições internas favoráveis para mentes brilhantes. Mas segundo Janaína, as empresa podem dar os primeiros passos para preparar futuros líderes adotando os seguintes princípios:

- Tenha um propósito claro

Explore a capacidade de gerenciar, força, valores e paixões dos talentos com potencial de liderança, mas sempre com objetivos bem definidos.

Assim, antes de delegar a missão a um colaborador questione qual o propósito da liderança, o motivo da escolha desse profissional e se ele tem todas as habilidades e perfil necessários para conduzir bem os trabalhos.

- Promova autoconhecimento

Conhecer o verdadeiro "Eu" é essencial para um líder autêntico. Pois, ele precisa saber quais são e como usar seus pontos fortes a seu favor, como trabalhar as suas limitações, como lidar com as emoções e o que o move diante dos desafios do trabalho.

E você pode desenvolver o autoconhecimento nas pessoas por meio de ações simples, como encorajar o feedback, promover exercícios de avaliação 360 graus, onde todos tenham a oportunidade de avaliar seus pares, gestores e subordinados de forma clara e esclarecedora.

- Liderança com virtudes

Um líder deve inspirar e engajar o seu time. Para isso, é preciso construir uma imagem de confiança com atitudes éticas e transparentes.

Mostre claramente as virtudes de um autêntico líder com política e decisões sempre pautadas em honestidade, compaixão, justiça e coragem.

Enfatize a importância de manter o foco, a disciplina e visão em todas as etapas do processo para se obter bons resultados.

- Mostre paixão

Realize ações que estimulem as pessoas a se comunicar com os superiores para fazer perguntas, trocar experiências e compartilhar descobertas. Com isso, você poderá despertar interesse genuíno e estimular a atenção aos detalhes do indivíduo.

- Escuta ativa

Oriente os funcionários e líderes atuais a evitar interrupções quando alguma ideia está sendo exposta. Estimule os a ficarem atentos e se envolverem com o ponto de vista dos outros. Escutar é ouvir o que se diz além das entrelinhas.

Saiba mais sobre a metodologia da liderança autêntica e os treinamentos disponíveis sobre o tema no site da TackTMI - http://br.tacktmiglobal.com.

Sobre Gi Group

Gi Group é um dos líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho com forte destaque nas atividades de Recrutamento e Seleção, Administração de Temporários, projetos de Terceirização (Outsourcing), Marketing Promocional, Treinamento e Consultoria Empresarial em Desenvolvimento Organizacional e Programa de Estágios.

No início de 2007, o Gi Group começou o seu programa de internacionalização que levou o grupo a estar hoje presente em mais de 50 países na Europa, América e Ásia. A companhia também é membro corporativo global da WEC, a Confederação Internacional das Agências de Emprego, que reúne seis outras multinacionais do setor. O grupo tem faturamento 2 bilhões de euros, e atende mais de 20 mil empresas através de 600 filiais em todo mundo e mais de 3 mil funcionários diretos. Saiba mais no www.gigroup.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar