Brasil,

3 dicas para quem tem que demitir

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Planta e Cresce
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

3 dicas para quem tem que demitir

Tentou de tudo, mas não teve jeito, terá que fazer cortes em seu time de colaboradores. Primeiro, saiba que não está sozinho. Já são centenas empresas que tiveram que demitir nos últimos meses e sabemos que não era exatamente esse o panorama que nenhuma delas esperava para 2020. Segundo: tem jeito de passar por essa fase de uma forma menos traumática. Veja o que diz o especialista em RH, Marcelo Arone.

A crise bateu na nossa porta e não parece ter uma solução fácil, muito menos no curto prazo. Mesmo segurando muito as pontas, algumas empresas, até as de médio ou grande porte, ou seja, que tinham algum respaldo financeiro, inevitavelmente estão tendo que demitir. Como um dos últimos exemplos, tivemos a PwC Auditoria, uma das maiores do mercado, que demitiu 600 colaboradores de uma só vez. Cenário esperado e ideal? Jamais, podem acreditar.

E se você faz parte desse time que tentou, tentou, mas que não conseguiu segurar as pontas, tem como fazer esses cortes de uma forma mais humana, ao menos. A meu ver, sim”, explica Marcelo Arone, Headhunter e Coach de Carreira, especialista em recolocação executiva e sócio da OPTME RH, com 12 anos de experiência no mercado de capital humano. Para ele, partindo da realidade do mercado de carreiras e contratações, podemos sugerir 3 dicas para minimizar os impactos que essas demissões podem acarretar, para empresa e colaboradores. Veja:

A escolha – “aqui, é preciso levar em conta o que é melhor para a empresa. Pode ser a fase mais difícil, porque, muitas, vezes, será preciso desligar colaboradores-chave para a companhia. Mas o que vale é entender o papel de cada um e, claro, o impacto financeiro que a demissão vai trazer para a empresa”.
O processo – “trazer o colaborador para entender e participar dos processos atuais da empresa é muito importante, tanto para quem sai, mas especialmente ara quem fica. A situação é de interesse de todos, e é preciso ter uma postura mais agregadora, uma liderança mais humanizada, que certamente já faz parte do futuro das empresas”.
Auxiliar na demissão – “sim, isso é possível”, explica Arone. “Meus clientes têm um serviço que costumo oferecer e ajuda muito em processos como os que estamos vivendo hoje. O coaching de carreira oferecido pela empresa ao colaborador que está saindo”. Dessa forma o colaborador sai, mas tem alternativas para se recolocar no mercado mais rapidamente, já que os recrutadores sabem exatamente onde estão as vagas em aberto e podem orientar na transição”.

Com a dica 3, a empresa que precisa desligar oferece o coaching de carreira como um benefício na hora da demissão, que vai apoiá-lo na agilidade da sua recolocação. “O mínimo que podemos fazer ajudando as pessoas é a cada programa contratado pelos nossos parceiros faremos outro em paralelo, sem custo, com alguém que perdeu o emprego durante a pandemia e ajudar ambos a se recolocarem o mais rápido possível”, enfatiza Marcelo, que finaliza: “cerca de 70% dos executivos que fizeram o programa de Coaching de Carreira conosco se recolocaram em empresas também do nosso portfólio de clientes”.

Quem é Marcelo Arone?

Marcelo Arone é Headhunter, especialista em recolocação executiva e sócio da OPTME RH, com 12 anos de experiência no mercado de capital humano. Formado em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em Coach Profissional pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Marcelo já atuou na área de comunicação de empresas como Siemens e TIM, e no mercado financeiro, em empresas como UNIBANCO e AIG Seguros. Pelo Itau BBA, tornou-se responsável pela integração da área de Cash Management entre os dois bancos liderando força tarefa com mais de 2000 empresas e equipe de 50 pessoas. Desde então, se especializou em recrutamento para posições de liderança em serviços, além de setores como private equity, venture capital e empresas de Middle Market, familiares e brasileiras com potencial para investidores. Já entrevistou em torno de 8000 candidatos e atendeu mais de 100 empresas em setores distintos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar