Projeto Dados do Bem chega a Juiz de Fora para ampliar mapeamento epidemiológico da Covid-19

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Lourenção

pixabay pixabay

Iniciativa de combate à doença conta com o apoio da HDI Seguros para ampliar a base de testes na população, analisando a disseminação da doença entre a população e contribuir para o enfrentamento da epidemia

O Projeto Dados do Bem, iniciativa de mapeamento epidemiológico da Covid-19 liderada pelo Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e Zoox Smart Data e que conta com o apoio de empresas como a HDI Seguros, acaba de chegar à Juiz de Fora (MG).

Criado por uma equipe de médicos e pesquisadores, em associação com desenvolvedores e cientistas de dados, a ferramenta que combina inteligência epidemiológica e big data agora está disponível também na cidade mineira, além de algumas cidades no Rio de Janeiro e de Carapicuíba (SP). Por meio do aplicativo DADOS DO BEM, que é gratuito e está disponível para Android e iOS, o usuário preenche um cadastro e responde a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde.

Além de orientar os usuários sobre sintomas da doença, o projeto, por meio da inteligência de dados, compila as informações colhidas para auxiliar as autoridades no desenvolvimento de estratégias e ações direcionadas para a contenção da doença. "O DADOS DO BEM tem como objetivo utilizar a inteligência de dados na gestão da epidemia, com a análise da dinâmica da disseminação do coronavírus entre grupos e subgrupos populacionais. A HDI tem trabalhado em projetos de inteligência de dados com a Zoox e essa iniciativa já está trazendo diversos benefícios para a população. Juiz de Fora é a terceira cidade a receber o projeto e nossa expectativa é que, em breve, ele chegue a novos locais, ampliando ainda mais a base de dados mapeada", afirma Vagner Guzella, vice-presidente Administrativo-Financeiro da HDI Seguros, que doou um milhão de reais para a importação de cerca de 10 mil testes a serem utilizados no projeto e colocou profissionais da sua equipe à disposição do Dados do Bem.

Como funciona:

Após instalar o aplicativo DADOS DO BEM no telefone celular e preencher o questionário de autoavaliação de saúde, o usuário já estará colaborando com a iniciativa. A depender das informações registradas e de critério específico definido por um algoritmo, alguns usuários serão direcionados para realização de um teste gratuito para Covid-19. Em Juiz de Fora, o Independência Shopping e Shopping Jardim Norte são parceiros do projeto e cederam espaços para a instalação de tendas DADOS DO BEM.

O agendamento de data e horário para o exame é feito pela própria plataforma de forma a evitar aglomerações no local de testagem. Depois disso, basta o usuário se apresentar no endereço indicado com o QR code recebido. Os testes serão fornecidos e operados por instituições governamentais e privadas, conforme a disponibilidade. Os resultados serão divulgados posteriormente dentro do aplicativo.

● Diagnóstico positivo - caso tenha testado positivo, o indivíduo receberá, por meio do aplicativo, orientações das autoridades públicas de saúde. Também será solicitado que ele informe até cinco pessoas com quem tenha tido maior contato para que sejam convidadas por SMS a realizar a autoavaliação e o teste com prioridade.

● Diagnóstico negativo - caso tenha testado negativo, o indivíduo será instruído a continuar seguindo as orientações das autoridades públicas com relação ao isolamento social. Se tiver sintomas consistentes com a Covid-19, também poderá ser aconselhado a testar novamente (considerando-se o período de sete a dez dias entre a contaminação pelo vírus e o início da produção de anticorpos).

O projeto DADOS DO BEM teve início no dia 28 de abril, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Até o momento o aplicativo já ajudou na testagem de mais de 24 mil pessoas, apontando que, desse total, 14% apresentaram resultado positivo para o novo coronavírus.

Sobre a iniciativa DADOS DO BEM

Desenvolvido pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data e colaboração de empresas parceiras, DADOS DO BEM é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Criado por pesquisadores, infectologistas e equipe de inteligência, a ferramenta, cedida gratuitamente ao Poder Público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades. DADOS DO BEM faz parte de uma série de iniciativas de pesquisa do Instituto D´Or, "Ciência IDOR Contra a COVID", que ainda inclui outras nove frentes de estudo.

Sobre a HDI Seguros

A HDI trabalha para ser uma empresa humana, digital e inovadora. São mais de 1,4 mil colaboradores cuidando de 2,5 milhões de segurados nos ramos de automóveis e residências, principalmente, o que a torna a 5ª maior seguradora Auto e 6ª maior nas carteiras Residencial e Empresarial, com base nos dados de mercado sobre prêmios diretos emitidos em 2019, consolidados por grupo segurador. A HDI conta com 49 filiais, 18 escritórios e 46 unidades de atendimento a sinistro, os HDI Bate-Prontos.