Brasil,

Como estipular e alcançar metas?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriane Galdino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Veja dicas de Erika Linhares, executiva especializada em soft skills, pedagoga e palestrante, sobre o assunto

Toda meta precisa ser estipulada com algum objetivo relacionado a ela. De acordo com a executiva especializada em soft skills, Erika Linhares, é preciso antes de tudo ter claro quais são as metas e objetivos. Uma pessoa que não sabe onde quer chegar, dificilmente irá conseguir conquistar algo.

Estipular metas é muito importante para aumentar a produtividade dos colaboradores e os resultados da empresa. Mas é preciso fazer isso de forma correta e sem que essa atitude possa desanimar a equipe. Uma das formas de saber como fazer isso da forma correta é seguir as metas SMART, um método de definição de metas criado pelo professor e escritor Peter Drucker baseado em fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal). Abaixo, Erika Linhares explica um pouco sobre cada uma dessas características:

Específica: Toda meta precisa ser específica. Desejar ser promovido um dia e ganhar mais dinheiro em algum momento não funcionam e podem gerar ainda mais frustração. É preciso definir qual a meta exata, onde quer realizá-la e quando quer conquistá-la. Um exemplo é almejar virar líder na empresa que trabalha na área em que hoje atua até uma específica data. Além disso, é necessário definir quais ações precisam ser feitas para alcançar o que se quer. Por exemplo, estudar, realizar atividades que nunca fez antes, conquistar novos clientes, etc.

Mensurável: Toda meta precisa ser medida. Uma pessoa que quer perder peso, por exemplo, não se sente estimulada a conseguir se não sabe quanto quer eliminar. O mesmo acontece no caso de uma empresa que não avalia a satisfação de seus clientes. Assim, também não se sabe dizer se a meta foi alcançada e como se deu o desempenho das ações realizadas. É preciso que as metas sejam mensuráveis para acompanhar o processo e corrigir a rota, se preciso.

Atingível: O que adianta criar uma meta se ela não é atingível realmente? Metas inatingíveis que não podem ser alcançadas desanimam a equipe e não motivam as pessoas a realizá-las, pois elas sabem que são metas fora da realidade. O mesmo acontece ao estipular metas que dependem totalmente de outra pessoa realizar e não de si mesmo.

Relevante: Quanto mais relevante for a meta, mais motivado se ficará para alcançá-la. Entenda a relevância das metas para a empresa. Quem quer tudo, não realiza nada. Escolha as batalhas certas e dê prioridade ao que é mais importante. Caso seja uma meta pessoal, avalie o quanto ela é relevante para si mesmo. Vale a pena de fato batalhar por essa meta?

Temporal: Toda meta precisa ter um prazo para ser conquistada. Sem estipular um tempo, é natural relaxar e acabar demorando ou não conseguindo cumprir o que se deseja. É preciso ter dealine para sair da inércia e da preguiça e, assim, se sentir impulsionado em relação a conquistar o que quer. Aprenda a comemorar pequenas vitórias dentro desse período para se sentir animado para concluir as ações no tempo estipulado.

Sobre Erika Linhares: Executiva especializada em comportamento e cultura dentro de organizações, chegou a ser sacoleira aos 15 anos quando o pai, dono de uma imobiliária, perdeu tudo na década de 90. Trabalhou ainda na área pública na Prefeitura de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Depois de entrar na faculdade de pedagogia, começou a carreira no sistema privado aos 19 anos, ganhando R$ 350 reais como atendente de loja. Vinte anos depois, deixou o mercado corporativo como diretora nacional de uma das maiores empresas do Brasil para atuar como gestora de carreiras em sua empresa, a B-Have. Mais de 15 mil pessoas e 600 parceiros comerciais passaram pela gestão da executiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar