A Importância da marca nos tempos "NOVO NORMAL"

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por

pixabay pixabay

Não há como negar que as formas de viver nestes tempos de pandemia não é a mesma. Aquelas ações, especialmente as midiáticas, que já vinham tendo uma evolução significativa, aumentaram muito com a necessidade de se comunicar através de formas diferentes daquelas tradicionais. Com o e-commerce, surgiu a necessidade de chegar à casa do consumidor de uma forma muita mais clara e explicativa, através da internet e outras formas digitais.

O mundo estava acostumado a ter a percepção do visual físico das vitrines e se identificavam pelo layout do comércio, da indústria e dos serviços. Sair nas ruas ou nos shoppings para ver as lojas, ficou muito complicado neste momento atual, então surgiram mídias de todos os tipos, influenciando nossas ações, a era digital. Também foi necessário modificar os tipos de chamariz. Os profissionais de marketing passaram a ter maior importância ainda, além de terem que se reinventar na modernização de equipamentos e ideias como novos áudios, vídeos e apresentação do produto através de uma marca. Destaque para a importância dos influenciadores digitais e das redes sociais. Estamos vivendo um tempo novo normal, onde os modelos de negócios e as formas de trabalho das empresas estão em rede, exigindo delas a transformação digital e o uso da inteligência artificial, logo mais imprescindível.

Assim o conceito de “marca” ganhou uma importância fundamental, não mais naquele sentido de preços/qualidade, mas na questão de confiança, segurança e preços competitivos. A marca é a identidade da empresa, é necessária sua exposição em ações de marketing para a fidelização do cliente, garantia de qualidade e entrega. Normas do Código de Direito ao Consumidor, assegura a tranquilidade de efetuar a aquisição de forma segura e obtenção dos seus direitos em caso de insatisfação com o produto ou serviço. Em altas as marcas que respeita as causas sociais, sustentáveis e que valoriza a mão-de-obra dos colaboradores,

Então podemos dizer que a marca é uma das ferramentas que o empresário tem que levar em conta, quando for definir suas novas prioridades, principalmente nesta mudança do mundo analógico para digital, vislumbrando assim novas oportunidades de negócios, para enfrentamento dos novos tempos. O conhecimento dos vários tipos de formas e tipos registráveis de marcas fazem parte desta estratégia, porque quem não registra não é dono.

Mário José de Souza.
Mestre em Políticas Públicas.
Sócio proprietário da San Marius Assessoria e Licitações.
Autor do Livro “Políticas Públicas para o Campo Científico”.