Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

As principais doenças que atingem as mulheres e como preveni-las

Promoção da saúde no ambiente de trabalho melhora produtividade de uma empresa

A promoção da saúde no ambiente de trabalho ajuda a criar um ambiente mais colaborativo, promove o bem-estar, reduz a taxa de absenteísmo e melhora a produtividade da empresa. Por isso, é fundamental atentar-se a saúde dos colaboradores!

Nesse contexto, a saúde da mulher merece atenção especial, uma vez que existem doenças que atingem especialmente este público. A Sharecare vai mostrar abaixo quais são as doenças mais comuns entre as mulheres e como sua empresa pode ajudar a preveni-las.

Quais são as doenças mais comuns entre as trabalhadoras brasileiras?

Algumas doenças são mais comuns no público feminino, seja devido a alterações hormonais ao longo da vida, seja por conta de predisposições ou fatores sociais ligados ao estilo de vida e ao ambiente de trabalho. Abaixo, confira quais são as enfermidades mais comuns e suas principais causas.

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2020 é de 66.280 novos casos. Existem vários tipos de câncer de mama, que podem apresentar características diferentes, como um desenvolvimento mais lento ou mais rápido etc.

Quatro em cada cinco diagnósticos acontecem em mulheres com mais 50 anos. Além disso, outros fatores de risco são:

sobrepeso e obesidade;
sedentarismo;
histórico familiar;
consumo excessivo de bebida alcoólica;
predisposição genética.
HPV e câncer de colo de útero
O Vírus do Papiloma Humano (HPV) atinge mucosas e pode causar verrugas e lesões cutâneas na região íntima. Em alguns casos, a infecção causada pelo HPV pode alterar a atividade celular e evoluir para um tumor.

O INCA estima 16.590 novos casos de câncer de colo de útero para 2020 no Brasil. E embora o exame preventivo — o Papanicolau — seja bastante eficiente, a doença é a quarta causa de morte mais comum por câncer entre mulheres no Brasil.

Depressão

A depressão é uma doença cada vez mais comum. Além de sintomas como cansaço e mal-estar, o quadro está relacionado à falta de concentração, desmotivação, sentimento de incapacidade, tristeza etc. Um estudo demonstrou que o público feminino é mais suscetível a desenvolver o quadro ao longo da vida.

Osteoporose

A osteoporose acontece quando há a diminuição da densidade óssea, tornando a estrutura mais porosa, frágil e suscetível a fraturas. O quadro é mais comum entre mulheres acima dos 45 anos, quando acontece a redução da produção do hormônio estrogênio, responsável pela fixação do cálcio nos ossos.

É uma doença crônica que impacta diretamente na quantidade de afastamentos do trabalho. Um estudo realizado pelo Instituto Internacional de Osteoporose (IOF) estipula que, com o envelhecimento da população, até 2030 haverá um aumento de 63% no número de casos.

Varizes

As varizes ocorrem quando as veias se dilatam de forma anormal. Além do fator estético, a doença vascular pode causar dor, coceira, inchaço e, em casos mais graves, problemas de circulação.

São comuns no contexto da saúde da mulher devido aos hormônios, uso de anticoncepcionais e gravidez. Obesidade, histórico familiar e fístulas arteriovenosas também são fatores de risco.

Quais ações de prevenção a empresa pode implementar?

Cuidar da saúde e do bem-estar das colaboradoras é benéfico para a empresa, pois, além de melhorar a qualidade de vida das funcionárias, aumenta a produtividade e melhora o clima organizacional. Acompanhe a seguir algumas ações de prevenção que sua empresa pode adotar.

Disponibilização de plano de saúde

O plano de saúde é um benefício essencial, oferecendo segurança e cobertura de serviços médicos no setor privado e assegurando acesso a exames e tratamentos.

Programa de bem-estar físico e mental

Estimular uma alimentação saudável, um sono regular e a prática de atividade física é fundamental para a prevenção da maior parte das doenças — incluindo as de natureza emocionais, como depressão e ansiedade.

Atividades que incentivem a participação do coletivo também ajudam a melhorar o clima organizacional, melhorando o engajamento e contribuindo para um ambiente mais colaborativo.

No contexto da saúde emocional, a Sharecare conta com um programa de saúde mental que avalia o perfil da população quanto às suas condições emocionais, ajudando a identificar a melhor forma de aplicar cuidados médicos.

Já o coaching preventivo, também da Sharecare, tem como objetivo oferecer suporte para melhorar a qualidade de vida, estimulando a adoção de comportamentos mais saudáveis e minimizando fatores de riscos, como tabagismo, hipertensão, obesidade, estresse, entre outros.

Vale ressaltar que a adoção de medidas esporádicas, fora de um plano de ação, não costuma surtir efeito em médio e longo prazo. É importante adotar medidas que conversem entre si, promovendo a integração dos programas de saúde e bem-estar.

Orientações sobre autocuidado

O “autocuidado” vai muito além do “spa”. O termo engloba qualquer atitude que contribua para o bem-estar físico ou emocional e tem um grande impacto na disposição e na produtividade no ambiente de trabalho.

No contexto da saúde da mulher, a orientação quanto ao autocuidado engloba aspectos como:

importância do autoconhecimento;
promoção de debates relacionados à maternidade e ao trabalho (como licença maternidade, aleitamento etc.), bem como relacionados aos anticoncepcionais hormonais;
promoção de um ambiente seguro e livre de assédio;
promoção de debates quanto à violência contra a mulher.
Incentivo aos exames preventivos
Os sintomas do câncer de colo de útero, assim como o câncer de mama, costumam aparecer somente no estágio avançado da doença. Desse modo, identificar o problema no estágio inicial é fundamental para obter bons resultados no tratamento.

O Ministério da Saúde recomenda que o exame de mamografia, por exemplo, seja realizado a cada dois anos, a partir dos 50 anos de idade. No entanto, essa recomendação pode mudar de acordo com o histórico familiar e/ou estilo de vida da colaboradora.

Acompanhamento de doenças crônicas

Oferecer suporte e acompanhamento em relação às doenças crônicas (como hipertensão, diabetes, asma etc.) contribui para o aumento da vida útil do colaborador, além de ajudar a rastrear hábitos da população que estão relacionados ao surgimento desses problemas.

Nesse sentido, a Sharecare conta com um programa de gestão de pessoas com doenças crônicas. A solução oferece um acompanhamento personalizado ao paciente, com o objetivo de evitar a progressão da condição e melhorar a qualidade de vida de quem convive com o quadro.

Ao longo do conteúdo, você viu quais são as principais doenças que ameaçam a saúde da mulher e conferiu algumas medidas de prevenção que sua empresa pode implementar. Você também entendeu como o bem-estar físico e mental impactam na produtividade e viu a importância de adotar medidas integradas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS