Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como planejar a aposentadoria no novo cenário

Especialista defendeu mudança de cultura por parte da sociedade

Criar metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo definido. Esse é um dos principais caminhos apontados pelo consultor em Finanças e Controle, Ricardo Razuk, para a preparação adequada da aposentadoria no novo cenário nacional.

“Planejando a aposentadoria em um novo Brasil” foi o tema da live realizada na última quarta-feira, 8 de julho, nas redes sociais da ENS. No encontro, mediado pelo consultor em Estratégia e Finanças, Edson Muylaert, Razuk explicou como construir, ainda que num momento de crise, meios para gerir um plano de previdência.

A longevidade da população brasileira é apontada com um dos motivos primordiais para incentivar os mais jovens a poupar. “A pirâmide etária brasileira está mudando muito rápido. A previsão para 2050 anda assombrando os congressistas no âmbito da Previdência Social. Quem cumpre a lei e segue o planejamento da aposentadoria no regime público não receberá em função do quanto contribuiu. Quem financia este planejamento é quem está trabalhando. Por isso que, no debate público atual, existe a discussão sobre a revisão deste sistema. É preciso pensar em inovações. A previsão para 2060, por exemplo, é que teremos 58,2 milhões de pessoas idosas, ou seja, com mais de 65 anos, na população brasileira”, salientou.

Ao comentar o fato de a sociedade brasileira não poupar para a aposentadoria, Ricardo Razuk defendeu a necessidade de uma mudança de cultura. “Os gráficos mostram que a razão de dependência dos idosos aumentará bastante de 2018 para 2060, passando de 13% para 42%. Ou seja, a proporção de pessoas com mais de 65 anos que deverá ser sustentada pelas pessoas com idade entre 15 e 64 anos tende a aumentar bastante. Há uma queda da taxa de natalidade e um aumento da longevidade”.

Curso online

Edson Muylaert complementou a explicação de Razuk com dados da Europa, onde casais jovens têm poucos filhos ou nenhum. “Essa prática já é adotada como um estilo de vida. Para estes casais, a prioridade é a carreira ou o planejamento de uma capacidade financeira futura sabendo que terão uma vida mais longeva”.

Os consultores também levantaram tópicos importantes para quem ainda não tem um planejamento financeiro visando à aposentadoria, como: quanto tempo de sobrevida após a aposentadoria deve ser considerado; como fazer acúmulo de capital; como equilibrar poupança, gastos e despesas pessoais; como se manter ativo após a aposentadoria; e quais atividades exercer a fim de ter uma velhice saudável sem impactar o orçamento.

Todas as dúvidas sobre como planejar e garantir o sustento no momento da aposentadoria serão respondidas pelo consultor Ricardo Razuk no curso de extensão da ENS, Planejamento da Aposentadoria.

As inscrições estão abertas e as aulas terão início no dia 11 de agosto, de maneira online. Mais informações e matrículas no site ens.edu.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS