Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Afinal, as empresas estão preparadas para voltar ao trabalho presencial?

pixabay pixabay

Como as empresas podem contribuir com o retorno seguro de seus colaboradores ao trabalho.

“O desafio agora é oferecer um ambiente seguro aos funcionários, dentro das regulamentações legais, tentando minimizar as turbulências na rotina operacional."

Desde o início do mês de Junho, escritórios e estabelecimentos comerciais por todo o Brasil têm retomado suas atividades presenciais de forma gradativa. Somente na cidade de São Paulo, estima-se que milhares de estabelecimentos já estejam com suas operações presenciais parcialmente funcionando (com horário restrito e limitação no número de pessoas presentes).

O tema, porém, ainda levanta muitas dúvidas e questionamentos, criando, por vezes um clima de fla x flu diante da adoção (ou não) de práticas de cuidado e proteção contra o contágio. A realidade é que, ainda que se trate de um assunto de extrema importância para toda a sociedade, há muito pouco material disponível para as organizações e estabelecimentos traçarem um plano adequado de retorno ao trabalho presencial, prezando pela saúde física e emocional dos seus colaboradores.

Pensando nisso, o pesquisador e consultor Alexandre Pellaes decidiu investigar e compilar as melhores práticas de retorno ao trabalho, com base em diversas pesquisas realizadas em organizações ao redor do mundo. O resultado é organizado na forma de um manual com os principais tópicos e pontos de reflexão para o redesenho das relações de trabalho presencial.

Após ouvir casos de empresas e organizações que já estavam cometendo alguns erros em lidar com a situação – algumas até “forçando” o retorno sem um plano estruturado, Alexandre iniciou uma busca por referências, dicas e melhores práticas em empresas, escritórios e diferentes tipos de organização.

Os cuidados não apenas com o impacto físico, ou seja, a possibilidade de contágio. As organizações também têm o desafio de considerar o impacto psicológico sobre suas equipes.

“Ouvi casos delicados de má gestão no processo, imposição de hierarquia, comentários do tipo “agora acabou a palhaçada” e um dos exemplos mais preocupantes – um diagnóstico positivo de COVID-19, que foi mantido em segredo para o resto do time”, afirma o pesquisador.

O material, que estava previsto inicialmente para ser um artigo curto, acabou se tornando um ebook completo, gratuito e bastante didático que as empresas podem usar para traçar seus planos de retorno.

“Não é um manual definitivo”, indica Pellaes. “Trata-se de um material que demanda acompanhamento e revisão individual. É um ponto de partida para que as organizações estabeleçam um novo ritmo de ação, para que todos possam voltar ao trabalho presencial de forma segura e efetiva”.

Alexandre Pellaes é um dos principais especialistas brasileiros em temas relacionados às relações de trabalho e seus efeitos sobre o bem-estar das pessoas. O impacto da pandemia trouxe à tona discussões e reflexões importantes sobre novos formatos de trabalho, como o home office e times distribuídos. Algo que a maioria das empresas consideravam apenas como o futuro do trabalho rapidamente lhes foi imposto como presente.

“O desafio agora é oferecer um ambiente seguro aos funcionários, dentro das regulamentações legais, tentando minimizar as turbulências na rotina operacional. É responsabilidade de todos nós zelarmos pelo compromisso social, oferecer desenvolvimento aos colaboradores e formarmos melhores cidadãos”, conclui.

O download do Ebook Melhores Práticas de Retorno ao Trabalho é gratuito e pode ser feito direto no site www.alexandrepellaes.com.br na aba downloads.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS