Unimed Grande Florianópolis estende home office até o fim do ano
A Unimed Grande Florianópolis estendeu o home office aos colaboradores que atuam na área administrativa até o fim do ano, como medida para preservar a vida dos seus profissionais e familiares. Entre aqueles que precisam manter o atendimento presencial, a cooperativa médica adotou escalas e revezamento com número reduzido, ao encontro das regras estabelecidas pelo governo. Já as equipes de saúde que atuam na área assistencial, como Hospital Unimed e prontos atendimentos adulto e infantil, seguem trabalhando nessas unidades, com aplicação de protocolos de segurança e equipamentos de proteção individual.
Desde que o governo federal anunciou a pandemia, em março, uma das primeiras providências da Unimed Grande Florianópolis foi disponibilizar aos colaboradores os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), álcool em gel e máscaras de proteção, adotar o home office para as equipes administrativas e custear o transporte privado aos colaboradores de áreas essenciais. “Temos um compromisso pela segurança das pessoas e a saúde vem em primeiro lugar”, comentou o presidente Dr. Théo Fernando Bub.
Tendência e mudança de cultura
Com mais de 400 colaboradores em home office, a cooperativa fez uma pesquisa interna para levantar o número de profissionais que desejavam adequar o workspace (ambiente de trabalho) em casa. Em uma ação surpresa, as equipes do núcleo Nosso Jeito de Cuidar e do Apoio Administrativo uniram-se para entregar na residência desses profissionais itens de segurança, conforto e ergonomia, como cadeira, teclado, apoio de punho, mouse pad e outros. A gerente de Gestão de Pessoas, Cristiane Bruchado, explica que a iniciativa engajou equipes e despertou ainda mais a empatia pela marca. “Os colaboradores não esperavam receber seus pertences. É importante que eles sintam de suas casas o mesmo carinho e atenção que receberiam dentro da empresa”.
Outras áreas distintas da Unimed, como a Tecnologia da Informação e a Promoção à Saúde também foram envolvidas. Enquanto a primeira respondeu pela parte técnica, integração de sistemas, segurança da informação e de infraestrutura, a segunda ajudou a organizar encontros virtuais para dialogar sobre a saúde do colaborador. “Esse cenário é novo por aqui e uma tendência que aconteceria em alguns anos precisou ser estruturada em poucos dias. O home office potencializou uma mudança cultural na empresa”, considerou o CEO Richard Oliveira. Para ele, tão importante quanto gerenciar as tarefas é desenvolver o potencial de cada um, razão pela qual a Unimed Grande Florianópolis passou a oferecer o serviço de acolhimento por telefone e videochamada, dicas de saúde, como manter a produtividade sem comprometer a relação profissional e pessoal, dentre outras orientações e medidas focadas no bem-estar do colaborador.
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