Brasil,

8 dicas simples e práticas para economizar energia elétrica em casa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Seguro Total
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Necessários reparos residenciais evitam acidentes

Com o anúncio da nova tarifa aplicada à conta de energia elétrica, reduzir seu consumo não contribui apenas para a preservação do meio ambiente, mas também para o controle das finanças da casa, tão afetado pela pandemia. Algumas atitudes já são bem conhecidas, como trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, porém ainda há outras formas de economizar.

Além disso, é importante se atentar para os reparos residenciais que eventualmente são necessários, pois dessa forma, acidentes são evitados. E para ajudar nessa tarefa, André Amado, Gerente de Rede de Prestadores da Allianz Assistance, líder em assistência 24 horas, listou oito dicas simples e práticas. Confira:

Atenção aos equipamentos que mais consomem energia

Ao ficarmos o tempo todo em casa, é preciso ter uma atenção redobrada aos aparelhos eletrônicos utilizados com frequência e que, geralmente, são os que consomem mais energia, prejudicando o bolso no final do mês.

Equipamentos como micro-ondas, forno, aquecedor de ambiente e churrasqueira elétricos, além do chuveiro precisam ser usados com moderação. Outro fator a se atentar é quanto aos produtos antigos. Não estando em perfeito estado de funcionamento, eles impactam diretamente na conta de luz. Portanto, é preciso verificar o estado do aparelho e caso, apresente alguma fragilidade, evitar o seu uso.

Reparos residenciais

Eventualmente, eletrodomésticos podem apresentar mal funcionamento. Se precisar trocar a resistência do chuveiro, por exemplo, o recomendado é que o morador não manuseie os fios elétricos individualmente. O mesmo vale para geladeiras e outros aparelhos que podem causar danos e acidentes de maior amplitude na residência, uma vez que simples choque de 110v pode levar à uma fatalidade.

Então, fique ciente: os serviços essenciais básicos – como assistência 24h para danos elétricos – nunca pararam de funcionar, mesmo em locais com bloqueios e lockdowns. Nesses momentos, priorize a busca por profissionais tecnicamente qualificados e, em situações de emergência, opte por desligar os disjuntores ou tirar a chave da caixa elétrica. Assim, a espera pelo atendimento é mais segura.

Escolha o chuveiro ideal

O chuveiro quebrou e você precisa de um novo? Então, confira todas as especificações da residência e do produto: se a residência dispõe uma tensão de 127 volts (V), o chuveiro não pode exceder 5700 watts (W). Caso a voltagem disponível seja 220V, o limite é 7800W.

Os disjuntores da residência devem corresponder às voltagens: 50 amperes para 127V e 40 amperes (A) para 220V, além da fiação de 10 milímetros (mm) para ambos os casos. Utilizar o aparelho, fora do padrão correspondente, favorece o consumo elevado de energia, curtos e, até mesmo, queima de fiação.

Evite deixar o equipamento por muito tempo ligado

Para prevenir a ocorrência de acidentes por conta do uso prologando do aparelho na tomada, dispense a utilização de adaptadores que multiplicam as tomadas, como o famoso benjamin. Esse tipo de mecanismo, sobrecarrega o sistema elétrico.

Além disso, é muito importante que as máquinas ligadas tenham o padrão ideal e exigido pelos fabricantes, caso contrário, o aumento do gasto de energia, a diminuição da vida útil e, até mesmo, os perigosos curto-circuitos serão evidentes. Portanto, saiba que micro-ondas, fornos elétricos, coifas e outros equipamentos de cozinha, exigem tomadas de 20 amperes e fiação de, pelo menos, 4mm.

Explore outras alternativas

Além de tomar todos os cuidados citados acima, é fundamental ter conhecimento sobre outras formas, mais baratas e sustentáveis de economia.

Abrir as janelas para que possa entrar a luz natural o maior tempo possível, não ligar os equipamentos simultaneamente, retirar da tomada aqueles em “stand by” são algumas das possibilidades para aderir no dia a dia.

Uma dica: um micro-ondas leva 15 minutos para fazer o mesmo trabalho que 1 hora no forno. Use um micro-ondas em vez de seu forno quatro vezes por semana e economize.

Cuidados com a geladeira

Tão utilizada em nossa rotina, a geladeira requer alguns cuidados especiais para prolongar sua durabilidade e não pesar no orçamento mensal:

Verifique com regularidade se as borrachas de vedação da porta estão cumprindo o seu papel ideal. Elas não podem apresentar nenhum furo ou vazamento de ar;

Evite colocar muitas embalagens de papelão e sacolas plásticas, elas sobrecarregam o sistema de refrigeração – que ao invés de gelar o alimento, vai trabalhar o resfriamento das embalagens até atingir o produto;

Não deixe a porta aberta por muito tempo para evitar desgastes na placa e no compressor. Caso o refrigerador não tenha a tecnologia frost free, que não produz gelo, deve-se aguardar o descongelamento natural.

Secador e prancha de cabelo

Semelhante aos equipamentos de cozinha, o secador e a prancha de cabelo, geralmente, possuem alta potência e exigem mais do sistema elétrico da residência. Para contribuir a todas as dicas anteriores, plugue os produtos em tomadas de 20 amperes e instalação de fiação entre 4 e 6mm.

Compra consciente

Para adquirir as melhores opções do mercado, feitas especialmente para evitar o alto gasto de energia, é preciso verificar se a residência é estruturada para receber voltagens mais elevadas. Por exemplo, se fiação elétrica tenha sido feita para receber equipamentos 220v, esta é a melhor opção para economizar e poupar o bolso no futuro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar