Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialistas explicam a importância de fazer um planejamento previdenciário

pixabay pixabay

O planejamento previdenciário é um importante passo para quem quer se aposentar de maneira tranquila

Todo trabalhador e todo empreendedor que está no mercado, tanto os mais experientes, quanto os que começaram a trabalhar agora, pensam no momento da sua aposentadoria. Poder relaxar, acordar um pouco mais tarde e aproveitar o patrimônio construído durante anos de trabalho.

No entanto, nem sempre o processo de aposentadoria é tranquilo. Para muitos, o procedimento de retirada do mercado de trabalho pode ser até traumático por conta da desorganização, falta de documentos e dificuldade de compreensão das complicadas regras previdenciárias.

Um dos grandes obstáculos para a realização de um processo de aposentadoria tranquilo é a falta de serviços contábeis de boa qualidade, especialmente para os autônomos e empresários. Assim, esse público apresenta muitas dificuldades na hora de se aposentar.

Por isso, a solução recomendada pela maior parte dos especialistas é fazer um bom planejamento previdenciário, como alertam os especialistas da LMR Advogados , uma das principais autoridades em Direito Previdenciário no estado de São Paulo.

"O planejamento previdenciário é uma excelente ferramenta que os trabalhadores têm para poder facilitar o processo de aposentadoria.

Quem não utiliza o serviço pode ter algumas complicações por causa da complexidade das regras previdenciárias", explica um dos especialistas do escritório.

O planejamento previdenciário é um serviço que prevê a organização e preparação de toda a pré-aposentadoria do cliente. Basicamente, o objetivo é preparar todos os documentos e passos para dar entrada na aposentadoria de maneira rápida e sem complicações.

"Exatamente. O processo começa com a revisão do caso de cada trabalhador ou contribuinte filiado ao INSS ou Regime Geral para levantar todos os fatos, documentos, contribuições, acertos cadastrais e tudo que a legislação previdenciária exige. Então podemos auxiliar o cliente a entender qual é a melhor aposentadoria para ele, como se preparar, quais as diferentes regras de transição, qual a estimativa de valor de contribuição a que terá direito e tudo que for necessário para garantir o melhor cenário no futuro", explica.

Esse estudo preliminar pode, inclusive, diminuir o tempo de aprovação de cada caso por parte do INSS. Atualmente, de acordo com dados do próprio instituto, o prazo médio para a análise de pedidos de aposentadoria é de 5 meses.

Parte da razão para esse atraso na análise dos pedidos de aposentadoria se deve ao fato de que muitos trabalhadores chegam ao fim das suas carreiras com a vida profissional fora de ordem com documentos extraviados ou falta de contribuições. No caso dos autônomos, ainda existem casos de contribuição incorreta, inclusive com a ausência de documentos para a comprovação dos seus direitos.

"É verdade que nós tivemos muitas mudanças nas regras trabalhistas nas últimas décadas e uma mudança drástica recente na Previdência. Por isso, pode ser difícil reunir todos os documentos exigidos para a análise do INSS", alerta um dos especialistas da LMR Advogados.

Diante desse cenário, o planejamento previdenciário é um serviço essencial pois auxilia os trabalhadores a colocar toda a documentação em ordem, buscar comprovantes e ter tudo organizado para agilizar a apreciação do INSS. Além disso, ainda ajuda a decidir qual é o momento certo para se aposentar e como conseguir o melhor benefício.

"Não é raro ver caso de trabalhador que teve um patrão há 15 ou 25 anos que não recolheu as contribuições previdenciárias da maneira correta. Nesse caso, o planejamento consegue identificar o problema e traçar um plano de ação para poder regularizar a situação a tempo", explica.

Outra maneira em que o planejamento é considerado vantajoso é ao ajudar o trabalhador a ter uma noção sobre o valor que receberá de benefício após se aposentar.

"Nesse caso, os especialistas previdenciários podem ajudar o trabalhador a navegar pela legislação e processos burocráticos do INSS para fazer um cálculo de benefício da aposentadoria. Com isso, dá para saber mais ou menos qual será o valor obtido e traçar estratégias para melhorá-lo, dependendo do contexto de cada caso", revela o profissional.

Aliás, apesar da aposentadoria ser um assunto para quem já tem muitos anos de trabalho, o seu planejamento não é. Pelo contrário: quanto mais cedo começar a se planejar, melhor será. Especialmente em relação ao valor do benefício.

"É claro que, se faltam muitos anos para a pessoa se aposentar, o cálculo de estimativa fica prejudicado pois não existem muitos dados para embasá-lo. No entanto, esse cenário dá flexibilidade para que seja possível criar mais estratégias. Com tempo de sobra, o planejamento pode ajudar o cliente a descobrir qual é o valor adequado para uma contribuição mensal para que possa conquistar a aposentadoria dos seus sonhos", revela o especialista.

De acordo com os advogados previdenciários da LMR Advogados, a demanda pelo planejamento previdenciário tem aumentado significativamente nas últimas semanas. Uma das razões para isso é a pandemia do novo coronavírus.

"As pessoas estão mais tempo em casa e acabam pensando naturalmente nesses assuntos. Especialmente porque a crise trouxe certa insegurança no mercado de trabalho, o que faz com que as pessoas busquem por um porto seguro", revela.

Além disso, outro fator que aumenta a necessidade de aconselhamento para se aposentar foi a recente mudança da Reforma da Previdência.

"A Reforma foi promulgada apenas no fim de 2019, então tem pouco mais de 6 meses de vigência. As pessoas ainda não se acostumaram com ela, não compreendem bem as regras de transição", diz o especialista.

Por fim, vale mencionar que, apesar da quarentena, os processos jurídicos e burocráticos seguem funcionando normalmente, com audiências online. Isso significa que o atendimento para o planejamento pode ser feito pela Internet sem prejuízos para o consumidor.

"Perfeitamente. Nós fazemos o atendimento pela Internet para todo o Brasil, auxiliando o cliente como ele deverá digitalizar seus documentos. Tudo pode ser feito de casa mesmo, sem necessidade de quebrar o isolamento social", conclui o especialista da LMR Advogados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS