Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O futuro do mundo corporativo pós-pandemia

pixabay pixabay

Professor de Marketing e Empreendedorismo do Instituto Mauá de Tecnologia, Afonso Braga, aponta tendências para os próximos anos

É cada vez mais claro que nada mais será como antes. A chegada da pandemia deu início a transformações que provavelmente vão abalar a forma como vivemos e trabalhamos, e soluções encontradas para o grande desafio imposto pelo vírus já começam a se apresentar como um novo normal. As mudanças, que passam por relacionamentos e hábitos de consumo, estão também impactando profundamente o mundo corporativo.

Para Afonso Braga, professor de Marketing e Empreendedorismo do Instituto Mauá de Tecnologia, o mundo corporativo pós-pandemia será diferente em muitos aspectos, e o primeiro deles é o aumento do trabalho remoto, de forma mais organizada do que temos agora.

"Está comprovado que ‘work from home’ funciona, então muitas empresas vão rever a necessidade de alugar espaços enormes e caros para atividades administrativas que podem ser resolvidas digitalmente", explica o professor. Para estruturar essa nova rotina, será necessário desenvolver formas de medir o cumprimento da carga de trabalho não por horas de trabalho (no escritório), mas por tarefas cumpridas.

Além da possibilidade de reduzir o custo com locação de espaço, esse modelo mais flexível oferece uma oportunidade para que empresas cortem gastos com energia elétrica, mobiliário e até benefícios, como transporte e refeição.

Outra vantagem de incorporar o trabalho remoto é a possibilidade de contratar colaboradores sem se importar com localização. "Podemos ver uma tendência da seleção de pessoas ser calcada mais em talento, competências e atitudes do que localização física (onde mora)", indica Braga.

O fim da obrigatoriedade da presença no escritório cria o desafio de manter o engajamento dos colaboradores, uma vez que a cultura corporativa será modificada. Mas Braga acredita que poupar as pessoas de enfrentar o caos do trânsito nos grandes centros urbanos proporciona um grande ganho em qualidade de vida. Portanto, para empresas que têm com parte de seu propósito uma visão de futuro mais humana, o engajamento não será abalado.

O professor da Mauá também prevê a redução de viagens de negócio, e não por restrições impostas pelo vírus. "Os recursos digitais se provaram capazes de resolver muitas rotinas de trabalho que antes demandavam presença física, então é provável que se reduza a necessidade de que executivos viagem ao redor do mundo para participar de reuniões. Isso terá, mais uma vez, impacto positivo em custos sem necessariamente afetar a 'globalização' da empresa - e ela talvez seja ampliada!", conclui.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 58 anos, o IMT, com campi em São Paulo e em São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento, especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas, há 54 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS