Diversidade Nas Empresas: A Importante Missão de Incluir e Gerar Empregos Para o Mercado
Empresa Júnior de Engenharia da USP tem como objetivo viabilizar o ingresso, a ascensão e a permanência de minorias na empresa
De acordo com um estudo realizado em 2018 pela DDI - empresa de análise e pesquisa - confirma que a diversidade dentro das empresas impulsiona diretamente no resultado do seu negócio. Além disso, a chance dos líderes trabalharem de forma colaborativa, criando soluções e oportunidades é duas vezes maior do que empresas que não têm essa preocupação.
Mediante a essa preocupação, a Poli Júnior - empresa júnior de engenharia da USP - criou o DiversiPJ. A importância do núcleo de diversidade se dá pela relevância que a Poli Júnior possui como grupo de extensão da Escola Politécnica e pela necessidade latente de que a empresa esteja alinhada às mudanças ocorridas no âmbito da USP e demais universidades públicas, onde o ingresso de alunos PPI e oriundos de escolas públicas já é uma realidade. "Além disso, é importante salientar que um ambiente mais diverso proporciona ótimo resultados para as empresas, seja no quesito de lucratividade, inovação ou desempenho", comenta Isabela Tavares, Assessora da diretoria de Gestão de Pessoas da Poli Júnior.
O DiversiPJ foi um dos pioneiros dentro deste meio, onde costumam realizar diversos benchmarkings com outras empresas juniores ou seniores a respeito da atuação dentro da Poli Júnior, seja para aquelas que já possuem uma estrutura parecida ou aquelas que estão em busca da implantação em suas empresas. Toda essa estruturação do núcleo de diversidade vem trazendo bons frutos para a empresa. Um bom exemplo é que no último processo seletivo, a Poli Júnior conseguiu atingir 35% de minorias de gênero, além de 7% de minorias étnicas e quase 15% de minorias sexuais.
"Todos esses dados ainda têm muito a serem melhorados mas, quando observamos o cenário da faculdade em que estamos inseridos, percebemos o grande passo e evolução que estamos dando desde o início da nossa criação. Os nossos próximos passos são intensificar a atração de todas as minorias. Além disso, estamos atuando bastante nos últimos meses na ascensão e representatividade na empresa, uma vez que com uma empresa mais diversa, precisamos ter lideranças que inspiram e representam a diversidade que estamos buscando", complementa Tavares.
E como está o Núcleo de Diversidade mediante ao atual cenário?
Com a chegada da pandemia do COVID-19 no Brasil, o Núcleo de Diversidade precisou passar por algumas reestruturações. Foi implementado um novo modelo de assessoria, o que possibilitou o constante contato entre a equipe, possibilitando organizar eventos mais frequentes a respeito da diversidades para todos os membros da empresa.
"Atualmente, o núcleo de diversidade é composto pela diretora de GPe, uma assessora e três aprendizes. Respondemos à diretoria de Gestão de Pessoas, justamente para que possamos acompanhar e direcionar planos de ação que viabilizem um ambiente mais diverso dentro da empresa", finaliza Isabela Tavares.
Além disso, o Núcleo de Diversidade também tem inovado a fim de encontrar meios de impactos no mercado com ações à distância, como eventos de integração remotos. Ainda no mês de junho, será realizado um evento com todas as mulheres da Poli Júnior com o intuito de aproximá-las e criar um vínculo de apoio entre elas. A participação de uma empresa sênior será fundamental e possibilitará o contato entre todos os integrantes e deixará o tema cada vez mais presente no dia a dia.
Sobre a Poli Júnior
Fundada em 1989 como a primeira Empresa Júnior de Engenharia do Brasil, a Poli Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos constituída e gerida pelos alunos de engenharia da USP. Com sua sede dentro da escola politécnica da USP, seus representantes conseguem entregar com maestria soluções de diferentes áreas da engenharia a um valor competitivo, além de terem acesso aos melhores professores do mercado para auxiliá-los. Entre as áreas trabalhadas em seus projetos estão Civil; Mecânica e Eletrônica; Produção; Química; e Tecnologia, que já foram contemplada com premiações como Prêmio FEJESP(Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo) de 2016, 2017 e 2018; Palestra Magna ENEJ (Encontro Nacional das Empresas Juniores) 2017 e 2018.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário