Novos Negócios Durante A Pandemia: A Solução É Inovar
A pandemia trouxe mudanças que poderão marcar para sempre a maneira de como a sociedade vai interagir nas suas relações pessoais e de trabalho. Muitos empresários, comerciantes, profissionais autônomos estão tendo que se reinventar para continuar no mercado.
Vários segmentos da economia, que culturalmente sempre se apresentaram em eventos presenciais, estão se adaptando aos novos tempos. Surgem então os eventos virtuais, como feiras têxteis, vestuário, calçados, utilidades domésticas, etc. Todos buscando um modelo de negócios para impulsionar as suas vendas e sobreviver nesta nova realidade.
No mercado do artesanato não é diferente. Seu principal nicho de vendas - feiras e exposições - foi totalmente paralisado com a pandemia. Como as demais atividades de venda, este setor teve que se reinventar e encontrar uma saída, para que milhares de artistas e trabalhadores da área voltassem a produzir e chegar com seus produtos até o consumidor final.
O setor de artesanato vinha aquecido no ano passado, mobilizando milhares de brasileiros. Dados do Sistema de Informação Cadastrais do Artesanato Brasileiro – SICAB – o número de artesãos cadastrados no país era de quase 150 mil em 2019. Profissionais da área estimam que este número possa crescer ainda mais com a crise gerada pelo COVID19, onde muitos brasileiros perderam seus empregos formais.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o artesanato brasileiro vem se fortalecendo ao longo dos últimos 20 anos, com a ascensão da economia criativa. Com segmento de mercado, o artesanato já movimenta hoje R$ 50 milhões por ano e é responsável pela renda de aproximadamente 10 milhões de pessoas.
Mas qual seria a solução para o cancelamento das feiras e exposições por tempo indeterminado? A criação de uma feira virtual que funcionará dentro de uma plataforma de marketplace e terá todas as atrações das grandes feiras presenciais como estandes para vendas, oficinas de artesanato, palestras, exposições, além de reuniões online para novas parcerias.
A “Patchwork Arte e Design em casa” é um projeto de um grupo de empresários empreendedores com mais de 20 anos de experiência no mercado e visa renovar o mercado de artesanato e beneficiar os artesãos, que dependem das feiras durante todo o ano.
Com a feira virtual, artesãos de todo o Brasil poderão participar expondo e vendendo seus produtos, sem gastos com deslocamento e transporte das mercadorias. Sem estes custos para o artesão, o consumidor será o grande beneficiado, já que terá melhores preços na compra dos produtos. Todos ganham e o mercado do artesanato volta a se movimentar.
Zeca Medeiros - Produtor cultural e diretor da Bializ Produções Culturais
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário