Brasil,

O lado bom do home office para os colaboradores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriano Ortolani
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Segundo a Fundação Dom Cabral, 54% dos brasileiros querem o equilíbrio entre trabalho presencial e remoto (Crédito: Divugação) Segundo a Fundação Dom Cabral, 54% dos brasileiros querem o equilíbrio entre trabalho presencial e remoto (Crédito: Divugação)

Para Susanne Andrade, especialista em desenvolvimento humano, o período de isolamento social acabou gerando maior colaboração entre as pessoas

Enquanto algumas empresas começam a pensar no que fazer para trazer os colaboradores de volta ao trabalho presencial, outras organizações pretendem conceder mais tempo de home office aos seus funcionários. Recente pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral revela que 54% dos brasileiros cogitam propor aos seus gestores um maior equilíbrio entre trabalho presencial e remoto.

De acordo com Susanne Andrade, especialista em desenvolvimento humano, as relações de trabalho foram modificadas positivamente durante o isolamento. "Durante mais de três meses de pandemia, foi possível notar maior colaboração entre as pessoas, um lado positivo de todo esse período de incertezas. O isolamento social colocou um freio na vida acelerada das pessoas, que acabou por economizar tempo de deslocamento até o serviço", explica a especialista.

Susanne acredita que à medida que as empresas forem acionando seus colaboradores a voltarem ao trabalho presencial, será preciso estudar cada caso individualmente. "Para alguns, será mais produtivo trabalhar a maior parte da semana de forma remota, enquanto outros produzirão melhor no escritório. O fato é que as empresas vão precisar repensar essas dinâmicas de trabalho pós-pandemia", pontua.

Mesmo que muitos brasileiros estejam apreciando atuar remotamente, podendo ficar ao lado dos filhos, marido, esposa e até usar o tempo livre para hobbies, Susanne destaca a necessidade que o brasileiro tem do contato físico. "É importante lembrar que somos um povo latino, que gosta e precisa do contato físico", explica. Na mesma pesquisa citada anteriormente, 76% dos entrevistados que estão de home office sentem falta de interagir presencialmente com os seus colegas de trabalho.

"Ao retornar à convivência diária com os parceiros de equipe, aproveite para colocar a conversa em dia, sem se esquecer da rede de colaboração criada durante os dias de isolamento. Continue a se colocar no lugar do outro, a ter empatia e ajudar o colega em suas necessidades. Dessa forma você continuará desfrutando dos aprendizados com o home office, mesmo se ele vier a acabar", completa Susanne.

Para os que ainda tiveram a possibilidade de permanecer durante mais um tempo em casa, Susanne aconselha fazer um ‘mergulho’ dentro de si mesmo. "Use essa oportunidade para observar a si próprio, fortalecendo o autoconhecimento. Quanto mais nos conhecemos, mais nos conectamos com os nossos talentos. Curtir a própria companhia neste momento ajuda a despertar muitos insights, com mudança de movimento, partindo do interno para o externo. Quando se faz isso, é possível descobrir novas habilidades e aproveitar cada momento presente", recomenda a especialista.

Dentro de casa ou de volta ao trabalho presencial, é preciso buscar um lado positivo em todas as situações. "Tudo na vida tem o lado bom, e é nele que devemos focar. Quando fazemos isso a vida fica mais leve, conquistamos maiores resultados em nossa carreira. Seja em home office ou no escritório, aproveite o lado bom que a vida lhe oferece", ressalta Susanne.

Susanne Anjos Andrade - Especialista em desenvolvimento humano e autora dos best-sellers "O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil" (Editora Gente) e "O Segredo do Sucesso é Ser Humano". É sócia-diretora da A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que criou o "Modelo Ágil Comportamental". Atua como Head de Soft Skills na plataforma NL Pro. Coach, palestrante e professora de cursos de MBA pela FIAP em disciplinas sobre carreira, coaching, liderança e gestão da mudança para a transformação digital. Também voluntária no Grathi. Responsável pelo "Canal Humaniza-TI" do Youtube.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar