Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O novo normal para o marketing em saúde

Juliane Kosiak Poitevin é gerente de marketing e comunicação do Hospital Santa Cruz e da Paraná Clínicas - Divulgação Juliane Kosiak Poitevin é gerente de marketing e comunicação do Hospital Santa Cruz e da Paraná Clínicas - Divulgação

Em pouco mais de três meses, a pandemia do novo coronavírus conseguiu transformar completamente a organização social, a rotina de trabalho e a dinâmica de consumo da população mundial. Essa movimentação impactou de forma significativa o modo como pensamos e fazemos marketing no país, especialmente quando falamos de instituições de saúde. Foi preciso redesenhar perfis, rever estratégias, realocar recursos, reconstruir vínculos e renovar a comunicação – não só o discurso e a produção de conteúdo, mas também os canais utilizados para “chegar” até o cliente com empatia, eficiência e valor.

A Ambev é dona de um dos cases mais citados desde a confirmação dos primeiros casos de Covid-19 no Brasil. Uma das maiores indústrias de cerveja do mundo parou a produção de bebidas em uma de suas plantas para fabricar álcool em gel e destinar, gratuitamente, para hospitais públicos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Depois da pandemia, a Ambev vai ser lembrada não só no churrasco de domingo ou no happy hour do fim do dia, mas também pelos corredores dos hospitais, pelas equipes médicas e assistenciais que dependiam do insumo para se manterem seguros e trabalhando no combate ao coronavírus.

Na saúde não é diferente. No novo normal, as pessoas vão se lembrar das empresas que ajudaram a conter a pandemia sem deixar de lado o suporte de saúde convencional e que em meio a isso tudo, encontraram ainda maneiras de promover bem-estar mesmo em uma situação tão atípica. Dentro da Paraná Clínicas, todo o sistema de atendimento foi adaptado: passamos a operar por telemedicina, com mais de 20 especialidades, criamos um ambulatório específico para sintomas respiratórios e reservamos uma unidade completa para acompanhamento exclusivo de casos oncológicos e obstétricos, reforçando assim a segurança dos principais grupos de risco.

Essa reorganização demandou um plano de comunicação ainda mais eficiente, robusto e focado em três pontos principais: oferecer suporte e informação sobre a Covid-19, direcionar o paciente para o local de atendimento correto de acordo com sua necessidade médica e ajudar a promover bem-estar para aqueles que estavam saudáveis, mas com a rotina alterada pela suspensão das aulas e o trabalho em casa.

Para isso, ajustamos a disposição de conteúdo em nosso site, colocando em destaque os novos fluxos e canais de atendimento e desenvolvemos uma landing page com informações específicas sobre o novo coronavírus, como sintomas, ações de prevenção e quando procurar ajuda médica. Em abril, primeiro mês completo com as mudanças em funcionamento, registramos aumento de 11,2% no tráfego de usuários, sendo a maior parte dos cliques gerada por busca orgânica e direta.

No Facebook e no Instagram, além do direcionamento correto dos tipos de atendimento, tivemos duas ondas diferentes de publicações. A primeira, em abril, entregava conteúdos relacionados diretamente ao novo coronavírus, com detalhes sobre higienização correta das mãos, superfícies e celulares, tempo de vida do vírus e cuidados com o uso de máscara para evitar a contaminação. A segunda onda ocorreu em maio e trouxe conteúdos sobre bem-estar e equilíbrio: como manter a postura em home office, saúde mental e comportamento alimentar durante o período de distanciamento social. Dessa maneira, ganhamos 32,4% em alcance no Facebook e alcançamos o segundo melhor resultado em interações no Instagram.

Talvez “chegar” até o cliente já não seja o termo mais adequado neste momento. Acredito que, dentro do atual cenário e do novo normal para o marketing em saúde, o conceito ideal passou a ser “estar próximo”, independente da sua área de atuação. A prioridade não é mais contar histórias ou puramente vender um produto ou serviço. O mercado não acredita mais em quem tenta oferecer perfeição, porque a vida das pessoas mais do que nunca está imperfeita. O essencial agora é criar conexão pela experiência, é mostrar que, como marca você está ao lado do cliente e procurando construir soluções para os problemas do dia a dia. É marketing de realidade, de realização, de causa, de propósito, de atitude.

Juliane Kosiak Poitevin é formada em administração, especialista em marketing pela ESPM e, desde 2016, atua como gerente de marketing e comunicação do Hospital Santa Cruz e da operadora de planos de saúde empresariais Paraná Clínicas, empresas com sede em Curitiba (PR).

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e, desde junho de 2020, é unidade integrante da Rede D'Or São Luiz - maior rede de hospitais privados do país com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe e Paraná. O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto-Atendimento, Checkup e Maternidade. Com estrutura e equipe multidisciplinares, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico, oferece cuidado de alta qualidade centrado no paciente, segurança assistencial e humanização do atendimento. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência Nível III, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Estado.

Sobre a Paraná Clínicas

Com 50 anos de atuação no mercado, a Paraná Clínicas é referência em planos empresariais. Tem a missão de cuidar da saúde, atendendo com excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias, chamadas de Centro Integrado de Medicina: CIM Água Verde; CIM Araucária; CIM CIC -24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e Hospital Dia (anexo ao CIM Água Verde), projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, permitindo que os pacientes tenham alta no mesmo dia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo