Brasil,

Relações digitais: como humanizar os contatos em tempos de reclusão

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Almada
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Relações digitais: como humanizar os contatos em tempos de reclusão

Psicóloga orienta para buscar entender o que mantém as pessoas conectadas para além da virtualidade

Em tempos de pandemia da Covid-19 e quarentena, em que grande parte da população mundial precisa ficar isolada em suas residências para manter o distanciamento social, as relações digitais se tornaram mais frequentes. Pessoas que não faziam uso mínimo da tecnologia em suas relações passaram a conectar-se para estar virtualmente presentes com a família, os amigos, o trabalho.

Com a chegada do coronavírus e a necessidade de distanciamento, dois grandes impactos podem ser observados, de acordo com Luana Menegatti, psicóloga e Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina: “o não poder estar fisicamente próximo de quem se gostaria e o não poder fugir de relações difíceis quando elas estão dentro da própria casa”, constata Luana.

Vivemos uma época em que se observa uma tendência maior à superficialidade das relações, comumente associada à tecnologia. Isso é resultado de mudanças econômicas e culturais, que impõem pressa, elevado nível de exigência e a liberdade individual acima do cuidado com os relacionamentos, e a empatia com os limites do outro e até os pessoais. “Seja nos contextos de trabalho, família, amizades ou mesmo na observação clínica, é possível ver o impacto dessa superficialização”, afirma Luana. A psicóloga explica que, consequentemente, quando se fala em relações digitais, é comum a ideia de que “falta algo”. No entanto, para alguns, a intensidade da relação não requer o toque, o abraço, o beijo, a presença física. Para outros, essa é a morada da intensidade. “Quando falamos de relações digitais não estamos falando de faltas necessariamente, mas de mudança de paradigma. Para aqueles que, ao precisarem se relacionar virtualmente sentem que há uma falta, a origem dela pode ser tão diversa quanto a sua solução”, alerta.

“Aqueles que não podem estar fisicamente próximos de quem desejam, muitas vezes buscam formas de manter a relação de forma virtual. Conversas, vídeo chamadas, encontrar formas de desenvolver atividades juntos. É possível que as pessoas se deparem com a percepção de não ter suficiente proximidade ou interesse para continuar ou estabeleçam nova forma de vínculo”, explica Luana. “Já aqueles que não podem fugir das relações que vinham evitando precisam desenvolver novas habilidades, seja para suportar, seja para melhorar a forma de se relacionar”.

Na prática

Exemplos disso são os casais com dificuldade para lidar com seus problemas conjugais; mães e pais que precisam passar dias inteiros com seus filhos e ajudá-los com todos os seus limites e dificuldades comuns às crianças e aos adolescentes; filhos descobrindo como é a rotina com os pais.

“As relações digitais são um fenômeno observado já há algum tempo. É necessário entender o que mantém essas pessoas conectadas para além da virtualidade. Valores, planos, desejos, a satisfação oferecida um ao outro, um horizonte de futuro. Para alguns, esse modelo de relação nunca será possível, para outros é o ideal. E há as pessoas que irão se adaptar pois acaba se tornando a forma possível de perpetuar um relacionamento”, analisa a psicóloga.

No trabalho

Ainda segundo Luana, uma particularidade das relações de trabalho é que em alguns ramos, o formato home office vem sendo preferido há algum tempo por ser considerado mais produtivo e econômico. A empresa pode contratar pessoas além do que comporta a sua estrutura física e os trabalhadores passam a ter menos exposição a fatores estressores do dia a dia como trânsito, relações formais, dress code, limitações de horário, e isso lhes permite serem mais produtivos e satisfeitos com a atividade. No entanto, também não serão todas as pessoas ou todas as atividades que se adaptarão à virtualidade plena”, explica.

Relações pós-pandemia

Para Luana, é impossível prever como será o mundo pós-pandemia, mas é possível dizer com razoável tranquilidade que muitas mudanças irão ocorrer no modo de vida de uma forma geral. “As relações e os códigos de conduta sociais estão se reinventando neste momento e seguirão esse caminho de reinvenção por algum tempo ainda. Podemos ter mais pessoas sedentas por intimidade em suas relações assim como podemos ter mais pessoas com aversão à proximidade. Será necessário tempo para compreender as mudanças e seus impactos nas relações e na saúde das pessoas”, finaliza.

Sobre o CRP-SC

O Conselho Regional de Psicologia da 12° Região - Santa Catarina (CRP-12) faz parte de um sistema formado pelo Conselho Federal de Psicologia e outros 22 Conselhos Regionais distribuídos por estados e/ou regiões. Tem como funções primordiais orientar e fiscalizar o exercício e as atividades da profissão de psicólogo no nosso Estado, zelando pela fiel observância dos princípios éticos e disciplinares da classe profissional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar