Brasil,

Pandemia deve deixar mais atenção primária e mais prevenção como saldos positivos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fenasaúde
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Diretora executiva da FenaSaúde, Vera Valente, participou do webinar “Reconectando os pacientes com o cuidado de sua própria saúde”

Ainda não sabemos quando iremos superar a pandemia do novo coronavírus. Mas mesmo de um período tão árduo é possível buscar aprendizados. O setor de saúde sairá transformado, possivelmente para melhor, em direção a um modelo de assistência menos centrado em hospitais e mais focado na atenção primária. Por outro lado, a experiência com a covid-19 deve tornar as pessoas mais conscientes de suas próprias condições de saúde e dedicadas ao autocuidado. É uma mudança cultural.

“No pós-pandemia teremos dois saldos. Um é sair desse modelo hospitalocêntrico, voltar para a atenção primária, ao cuidado continuado da saúde. Ter acompanhamento de um médico generalista foi fundamental para não ficar desassistido neste momento. O outro ponto é o autocuidado, as pessoas serem mais responsáveis por sua própria saúde” afirmou a diretora executiva da FenaSaúde, Vera Valente, no webinar “Reconectando os pacientes com o cuidado de sua própria saúde”, promovido pela Johnson&Johnson Medical Devices Companies.

Em sua participação, Vera ressaltou que o foco na prevenção tem feito parte da agenda da saúde suplementar no Brasil há anos. “Nós já tínhamos diversas iniciativas de promover a saúde: o autocuidado, programas de redução de peso, de parar de fumar. Boa parte da necessidade das pessoas em relação a sua saúde pode ser atendida fora do hospital”, disse a diretora executiva. A consolidação da telemedicina também é um dos componentes desse novo padrão.

Nesse sentido, desde 2009 existe uma programa das operadoras de planos e seguros de saúde junto com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Promoprev, voltado à promoção da saúde e à prevenção de riscos e doenças. São cerca de 520 programas, mas com número ainda baixo de participantes – cerca de 2,5 milhões de beneficiários num universo de 47 milhões (5,3%) – mas resultados muito positivos por parte das associadas. A tendência, entretanto, é de crescimento.

O webinar foi aberto pelo presidente da J&J Medical Devices Brasil, Gustavo Galá,e apresentado pela gerente sênior de Economia da Saúde na J&J Medical Devices, Priscila Andrade. Moderado pelo Healthcare Transformation Officer da J&J Medical Devices, Fabricio Campolina, o evento também teve a participação da CEO do Instituto Coalizão Saúde, Denise Eloi; da fundadora do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz; do presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcelo Quiroga; e do professor associado de Cirurgia na Faculdade de Medicina da USP e Membro da Academia Nacional de Medicina, Raul Cutait.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar