Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O momento da retomada das atividades se aproxima, e agora?

pixabay pixabay

A psicóloga e coordenadora do Ambulatório de Transtornos Alimentares e Obesidade (AMBULIM) da USP, Valeska Bassan manteve seus atendimentos à distância durante a pandemia e tem percebido um aumento significativo na ansiedade de seus pacientes com a aproximação de uma possível retomada da maioria das atividades presenciais no Brasil. “As pessoas tem me procurado porque se sentem extremamente desamparadas nesse momento da pandemia, mais do que isso, o medo tomou conta da maioria das pessoas”, conta.

Ter medo é bom e necessário, ficamos mais alertas e criteriosos em nossas ações e decisões, sejam elas reais ou não. Mas a verdade é que não nos sentimos confortáveis de ter esse sentimento, embora ele seja fundamental para a nossa sobrevivência, ainda mais em tempos de pandemia, em que cada indivíduo é totalmente responsável pelas suas atitudes, em um cenário que não temos controle de nada.

Aliás, a falta de perspectiva e de controle gera um grau de ansiedade elevado, podendo em casos mais graves, levar a quadros de crises de pânico e de depressão. “É preciso que cada um consiga avaliar o nível desse medo de retomada das atividades e como ele pode tomar as medidas necessárias para ficar menos exposto ao vírus”, diz Valeska.

A especialista comenta ainda que muitas vezes o medo se torna paralisante e o indivíduo não consegue minimamente fazer atividades simples e corriqueiras, o que ela tem visto com mais frequência em suas consultas. Identificar os fatores que estão causando esse quadro e confrontá-los com pensamentos racionais ajuda bastante.

Além disso, a especialista alerta para a importância das empresas que retomarem as atividades presenciais de estarem preparadas para receber esse “novo” funcionário, uma vez que vivemos um momento completamente diferente que qualquer situação já vista antes. As empresas e colaboradores precisam estar cientes de que é completamente normal apresentarem distúrbios emocionais após esse período. E como a prevenção é sempre o melhor remédio, não espere que os funcionários estejam apresentando os sintomas para buscar ajuda. Faça isso antes, preventivamente. Assim, além de manter a equipe mais tranquila e motivada, haverá um ponto de apoio profissional.

Outra forma eficaz de combater o medo é a informação. Por isso, reunimos uma lista de evidências científicas emergentes sobre a transmissão do coronavírus feito pelo Center for Disease Control do governo dos EUA para que possamos avaliar os níveis de risco de contaminação, confiram abaixo:

Risco alto X Risco baixo

Risco muito baixo de transmissão a partir de superfícies;
Risco muito baixo de atividades ao ar livre;
Risco muito alto de reuniões em espaços fechados, como escritórios, locais para cultos religiosos, salas de cinema ou teatros.

Outros dados interessantes, a carga viral necessária para iniciar a doença é ~ 1000 partículas virais (vp)

Respiração: ~ 20 vp / minuto
Fala: ~ 200 vp / minuto
Tosse: ~ 200 milhões de vp (o suficiente pode permanecer no ar por horas em um ambiente mal ventilado)
Espirro: ~ 200 milhões vp
Estar próximo de alguém (com ~ 2m de distância): baixo risco se o limite for inferior a 45 minutos
Conversando com alguém frente a frente (com máscara): baixo risco se o limite for inferior a 4 minutos
Alguém passando por você andando / correndo / andando de bicicleta: baixo risco
Espaços bem ventilados, com distanciamento: baixo risco
Compras: risco médio (pode reduzir para baixo, limitando o tempo e seguindo a higiene)
Espaços internos: alto risco
Banheiros públicos / Áreas comuns: Alto risco
Restaurantes: alto risco (pode reduzir a médio risco sentando-se ao ar livre com distanciamento e percepção do toque na superfície)
Locais de trabalho / escolas (mesmo com distanciamento social): risco muito alto
Festas / Casamentos: risco muito alto
Redes de negócios /conferências: risco muito alto
Arenas / Concertos / Cinemas: risco muito alto

Os fatores principais que você pode usar para calcular seu risco são:

interior x exterior
espaços estreitos x espaços amplos e ventilados
alta densidade de pessoas x baixa densidade
exposição mais longa x exposição breve

Fonte: Center for Disease Control do governo dos EUA


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo