Brasil,

Faltam 15 dias: entenda como declarar seu consórcio no IR 2020

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Arantes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Faltam 15 dias: entenda como declarar seu consórcio no IR 2020

Contribuinte deve ficar atento às diferenças entre a declaração de cotas contempladas e não contempladas

Organizar documentos, recibos e entregar a declaração do Imposto de Renda o quanto antes faz com que a sua restituição, caso tenha direito, também chegue mais cedo. Daí também a importância de você sanar as suas dúvidas o quanto antes. Para quem decidiu investir no consórcio de imóveis, existem alguns passos a serem seguidos na hora de prestar contas para a Receita Federal.

Ney Macarini, contador da Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário, alerta que o contribuinte deve declarar o consórcio no IR, tendo ou não cotas já contempladas.

Consórcio não contemplado

Os consorciados que ainda não foram contemplados declaram os valores já investidos na aba “Bens e Direitos”, indicando o código 95. É necessário detalhar os valores pagos em 2019 e também em anos anteriores.

Consórcio contemplado com crédito ainda não utilizado

Quem já foi contemplado, mas ainda não utilizou o crédito, deve indicar o código 99 na aba “Bens e Direitos”.

Consórcio contemplado com crédito já utilizado

Quem foi contemplado e já utilizou o crédito deve selecionar a aba “Bens e Direitos” e informar o valor declarado no ano de 2019 no código (95), especificando os valores pagos no ano de referência. É necessário zerar o saldo da cota na coluna 2019 e indicar o código do tipo de bem: 11 para apartamento e 12 para casa.

Compra de consórcio já contemplado

Neste caso, o valor pago também deve ser declarado na aba “Bens e Direitos”, código 99. É preciso esclarecer no histórico que o consórcio já foi contemplado, incluindo o nome e CPF do vendedor da cota.

Se o crédito do consórcio for utilizado para a aquisição de um imóvel, especifique na aba “Bens e Direitos” o valor para a compra das cotas (código 99), que será computado no código do bem adquirido. Na coluna “Discriminação, informe que o imóvel foi quitado total ou parcialmente, bem como os dados da administradora. Especifique também se existe saldo devedor e o número de parcelas a vencer.

O especialista da Ademilar lembra que, em caso de dúvidas, é importante consultar um profissional de Contabilidade. “Dessa forma, o processo de declaração do Imposto de Renda será muito mais seguro e também livre de erros”, comenta.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), a modalidade conquistou mais de 323,20 mil novos participantes de janeiro a dezembro de 2019, um crescimento de 19,2% em comparação a 2018.

Sobre a Ademilar – A Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário foi pioneira no país ao trabalhar especificamente com o consórcio de imóveis. Ela está entre as dez maiores administradoras do Brasil no segmento, segundo ranking do Banco Central. Atendimento personalizado, de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, e assessoria completa em todas as etapas do processo são os diferenciais da administradora, que tem sede em Curitiba e atuação nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Mais informações em www.ademilar.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar