Brasil,

O RH sem papel nunca foi tão importante

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

*Eduardo Hupfer, product manager na Connekt

Ainda não conseguimos mensurar todas as transformações decorrentes da pandemia causada pelo novo coronavírus. Porém, no meio da crise, padrões que antes pareciam tão fixados na rotina sofreram mudanças. Tudo isso conduzido por um fator importante: a tecnologia. Foi a partir dela que todos os setores investiram em novas ferramentas, estratégias e soluções para permanecerem ativos no mercado.

Isso nos faz pensar sobre o papel da transformação digital, sobretudo, nos RHs. Já vínhamos assistindo a uma série de modificações no setor, como o formato de buscar um emprego, em entregar um currículo, no modo como se seleciona um candidato, na aplicação de testes, nos envios e armazenamento de documentos, em plataformas de emprego, entre outros.

Apesar de serem mudanças que já estavam acontecendo, esse novo cenário acelerou processos e mostrou a necessidade de se otimizar etapas. A importância das redes sociais para a empregabilidade e a humanização do setor também são pontos que devem ser levados em conta, pois embora o grande papel tenha ficado com a tecnologia, as pessoas sempre permaneceram aliadas a ela, seja para desenvolver novas ferramentas como para pensar em estratégias de liderança, produtividade e bem-estar.

O período, portanto, é um pontapé para uma mudança ainda maior, a mudança de cultura. Nunca se falou tanto em otimização de recursos e no equilíbrio entre profissional e pessoal. Nunca se discutiu tanto o que são atividades essenciais, e o que significa resultado. Porém, a tecnologia por si só não é capaz de mudar a cultura, ela apenas viabiliza essa mudança para aqueles que estão dispostos a sair da zona de conforto e evoluir.

Mesmo com a retomada da economia e do convívio social, as mudanças que foram testadas irão permanecer ativas e serão cada vez mais aperfeiçoadas. A digitalização de processos de recrutamento e seleção e as entrevistas digitais são apenas o início de um processo de mudança de cultura que poderá colocar os RHs tradicionais em cheque e irá ressignificar seu papel dentro das organizações.

Na retomada das atividades pós pandemia, por exemplo, as empresas poderão enfrentar problemas não só em encontrar talentos, mas também em retê-los. Além disso, não se sabe ainda qual o impacto que a crise atual terá nas pessoas e nas suas relações com o trabalho e a renda. Softwares de inteligência artificial podem ajudar a reduzir o trabalho operacional e repetitivo, como na triagem de candidatos, liberando tempo dos profissionais de RH para se preocupar com o aspecto humano das relações.

Vale ressaltar também, que apesar de irreversíveis, estas mudanças abrem espaço para investimentos em inovações que o setor merece. Apesar dos sofrimentos, grandes crises também vem com grandes oportunidades e esta não está sendo diferente. A mudança de cultura do RH operacional para o RH estratégico é uma das maiores inovações que a adoção da tecnologia proporcionou. Esperamos, então, que seu legado seja uma ressignificação do significado da própria palavra emprego como conhecemos.

Sem dúvidas, a era do RH sem papel nunca foi mais importante e o que vimos até aqui foi um catalisador do futuro, onde a tecnologia se coloca na linha de frente deste novo cenário, será ela quem irá conduzir essa e as próximas revoluções.

Sobre Eduardo Hupfer

Eduardo Hupfer é product manager na Connekt, plataforma inteligente de recrutamento digital. Com quase dez anos de carreira no setor financeiro, passando por áreas comercial, produtos PJ, sustentabilidade e negócios inclusivos, também, coordenou a equipe de inovação em microfinanças no Itaú Unibanco. Além disso, é mentor do programa Inovativa do Brasil do Ministério da indústria e Comércio, especialista em finanças sociais e em gestão de micro e pequenos negócios. Biólogo-bancário e entusiasta da inovação social, assumiu ao final de 2019 o desafio de expansão do negócio e transformação digital da Connekt.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar