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A comunicação corporativa integrada em datas comemorativas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Michelli Taborda
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A comunicação corporativa integrada em datas comemorativas

Aplicar técnicas de comunicação integrada pode ajudar em uma estratégia de melhores resultados para a empresa ou marca

Comunicação integrada. Essas duas palavrinhas têm sido cada vez mais citadas dentro das estratégias de comunicação das agências e nos planos organizacionais de imprensa e marketing. Nos últimos anos, a mídia passou por grandes transformações, fazendo com que uma estratégia totalmente integrada se tornasse algo essencial. Para isso, é preciso, inicialmente, fazer uma análise sobre a situação da marca e o mercado da comunicação para traçar objetivos e metas a serem alcançadas. E as datas comemorativas podem ser um bom começo.

Hoje, não basta apenas estar presente na Internet, mas apostar na criação de conteúdos relevantes para os seguidores, buscando maiores números de engajamento, alcance e, claro, acessos ao site da empresa, o que agrega reconhecimento de marca e auxilia no posicionamento corporativo como um todo. Portanto, datas comemorativas são excelentes oportunidades para atrair a simpatia e a atenção dos clientes.

"O posicionamento da empresa frente a datas comemorativas faz com que o cliente se sinta parte da marca, por meio de uma estratégia que pode falar sobre os impactos dessas comemorações na rotina da empresa, como vendas no Dia dos Namorados, por exemplo, mas que também agrega visibilidade à marca ao tratar do assunto nas redes sociais", explica Flavia Sobral, fundadora da aboutCOM.

Para atingir esses objetivos, trazemos algumas dicas que podem ser consideradas no momento de criar uma estratégia de comunicação integrada:

• Tabela de comemorações do mês: uma breve pesquisa no Google pode fazer com que a equipe responsável pela comunicação da empresa consiga encontrar datas comemorativas do mês em questão e que tenham relevância para a atuação da companhia, como alguma que abarque os profissionais que atuam em determinado setor da empresa ou que possa estar relacionada à rotina de trabalho;

• Comunicação interna: com um levantamento de datas importantes em mãos, vale dar uma atenção especial àquelas de maior interesse do público. Algumas, por exemplo, podem ser incluídas em uma newsletter direcionada para um segmento específico (a aboutCOM fez isso ao enviar notícias sobre o Covid-19 à empresas de tecnologia, mostrando como a pandemia está impactando positiva ou negativamente o mercado)) e outras podem virar um evento para colaboradores da empresa, como uma live com especialistas. Em outros tipos de comemorações, há a possibilidade de trabalhar com brindes para clientes e parceiros.

• Informação sobre datas relevantes: ao selecionar informações sobre estes dias, é possível usar o gancho para a comunicação com a mídia relacionando informações que façam sentido para a empresa com a data, elaborando um press release, por exemplo, ou um artigo opinativo de algum porta-voz para posicionar a marca;

• Cronograma de postagens: não faça postagens nas redes sociais apenas para mantê-las atualizadas. Com uma lista de datas comemorativas, vá além das simples postagens de "parabéns pelo seu dia" e associe o momento com a rotina da empresa, fazendo com que tanto clientes quanto colaboradores se sintam representados pela marca e gerando mais engajamento com as publicações, o que ajuda no reconhecimento da empresa frente a determinados assuntos que podem ser trazidos em forma de postagens.

"Vale a pena organizar estratégias de comunicação integrada. Assim, é possível engajar o público nas datas comemorativas, além de trazer informações de relevância para o público da empresa com relação à data festiva, com um retorno de números mais altos do mercado consumidor", finaliza Flavia.

Sobre a aboutCOM

A aboutCOM é uma agência de comunicação que une as melhores práticas de mercado nacionais e internacionais à visão de que, se cada mensagem a ser divulgada é única, igualmente única tem de ser a forma como ela é transmitida. Com 6 anos no mercado de comunicação, a aboutCOM tem como objetivo integrar a estratégia de negócios de seus clientes ao objetivo de comunicação, traduzindo as mensagens necessárias para uma linguagem mais humana e fomentando a troca de informações com o mercado, funcionários, clientes, fornecedores e demais públicos.

Por meio do conceito tech2human, a aboutCOM tem como princípio traduzir a linguagem do setor de tecnologia buscando humanizar a comunicação das empresas. Isso ocorre por meio de estratégias de RP personalizadas que contribuem para a reputação de empresas tech e, também, auxiliam em oportunidades de negócio. A empresa conta com parcerias estabelecidas com agências de todo o mundo e já atendeu mais de 30 clientes, a maioria deles do setor de tecnologia para o mercado B2B.


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