No Dia Mundial do Meio Ambiente, ANS destaca ações em prol da sustentabilidade

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ANS

pixabay pixabay

Hoje celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, data tem como propósito conscientizar a sociedade sobre a importância de se preservar os recursos naturais de nosso planeta, que influenciam diretamente na nossa qualidade de vida, saúde e sobrevivência. Apesar da situação preocupante vivenciada globalmente nesse aspecto, há muitas iniciativas sendo tomadas por governos, empresas e indivíduos em prol da sustentabilidade ambiental. E, como agência reguladora que atua na área da saúde, a ANS também se preocupa e atua para preservar o meio ambiente e os recursos naturais.

Através do Plano de Logística Sustentável (PLS), a reguladora lista suas ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação que permitem estabelecer e implantar práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos. Entre as principais ações promovidas, estão a redução de consumo de papel A4, a diminuição do consumo de copos descartáveis, a redução de cartuchos de impressão, a diminuição do consumo de água e energia elétrica, o correto tratamento do esgoto, o processo de coleta seletiva solidária, a realização de compras e contratações sustentáveis, além de maior controle no deslocamento de pessoal.

De acordo com Relatório de Acompanhamento do PLS (comparativos 2017-2018), que apresenta os resultados já alcançados com a implantação das medidas previstas no plano, destacam-se a redução de 2.520 resmas papel e a redução de 20 mil copos plásticos, no comparativo entre 2017 e 2018. Desde que foi iniciada a coleta seletiva solidária pelas cooperativas habilitadas, foram encaminhados para reciclagem cerca de 2.655 kg de papelão, 1.930 kg de papel, 79 kg de alumínio e 41 kg de plástico filme. Além disso, a Agência também realiza permanentemente ações de divulgação e conscientização sobre sustentabilidade juntos aos seus colaboradores. Neste dia 5 de junho, a reguladora está lançando o Blog Transforme-se, uma ferramenta de comunicação interna que contribuirá para melhor informar e orientar os trabalhadores da agência quanto ao tema.

Essas medidas estão alinhadas às diretrizes estabelecidas pelo Decreto nº 7.746 e Instrução Normativa MPOG/SLTI nº 10, contribuindo para as ações integradas do governo brasileiro em prol da sustentabilidade ambiental.

Clique e acesse o Relatório de Acompanhamento do Plano de Logística Sustentável (2017-2018).

Ações em prol do Meio Ambiente

O Programa Lixão Zero, lançado em 2019 pelo Ministério do Meio Ambiente, completa um ano neste mês. O programa atua para melhorar a gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil, por instrumentos que vão de acordos setoriais com a iniciativa privada a investimento e apoio técnico junto a estados e municípios. Conheça o programa

Já o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), está promovendo encontros virtuais para discutir a nossa relação com a natureza e refletir sobre como podemos, como indivíduos e como sociedade, reconstruir um mundo diferente no pós-pandemia. Clique aqui para mais informações

As Nações Unidas também disponibilizam em seu portal o projeto Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que visa criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas. Conheça o projeto

Situação do planeta

De acordo com relatório Visão Global do Ambiente 6, publicado pela ONU em 2019, sobre o estado do meio ambiente, os danos ao planeta serão tão desastrosos que a saúde das pessoas será cada vez mais ameaçada se ações urgentes não forem tomadas. A publicação alerta que os poluentes em nossos sistemas de água potável farão com que a resistência antimicrobiana se torne a principal causa de mortes até 2050.

Já a WWF Brasil dispõe de dados alarmantes relacionados ao descarte indevido do plástico no mar. Cerca de oito milhões de toneladas de plásticos são despejados no oceano anualmente. Esse material representa hoje cerca de 80% de todo o lixo presente no mar e, se nada for feito, até 2050 teremos mais plásticos nos oceanos do que peixes. E atualmente, 90% das aves marinhas possuem fragmentos de plásticos no estômago.

Efeitos da pandemia

As medidas de controle e confinamento geradas pelo combate a pandemia do Covid-19 em todo o mundo geraram uma queda expressiva nas emissões diárias globais de dióxido de carbono (CO2), segundo estudo publicado na revista australiana Nature Climate Change. A publicação aponta que as emissões diárias de carbono caíram 17% no início de abril de 2020, em comparação com os níveis de 2019. Apesar da boa notícia, os pesquisadores alertam que esse panorama é temporário. Com a retomada econômica, o quadro de poluição anterior deve ser retomado, e os esforços em prol do ambiente devem, portanto, continuar.

Curiosidade

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. A data passou a ser comemorada todo dia 5 de junho, data em que foi realizada a abertura do evento.