Brasil,

Brasil e a competitividade em período de crise

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Francisco Américo Cassano

Diante da queda do PIB no 1º trimestre deste ano, o incentivo às exportações volta ao cenário econômico, tanto por solicitação de empresários como pela manifestada intenção do governo brasileiro em conceder benefícios ao setor industrial exportador.

Se considerarmos que a principal dificuldade dos produtos brasileiros, para ampliar a sua participação no comércio internacional, é a falta de competitividade, o melhor a se considerar como incentivo seria o apoio ao desenvolvimento tecnológico para indústrias que já atuam internacionalmente e que carecem de tecnologia capaz de competir com produtos similares (principalmente chineses).

Sugestões como o crédito com juros incentivados e o repasse imediato de créditos tributários acumulados são medidas de aplicação imediata e ajudam a saída do sufoco, mas oneram o orçamento público já combalido e não resolvem a questão de forma definitiva.

A solução definitiva, de forma otimista no médio prazo, deveria ser adotada a concessão de isenção do Imposto de Renda em relação ao valor dos investimentos tecnológicos efetivamente aplicados no avanço da competitividade da produção nacional. Em outras palavras, o valor total investido por uma empresa para fins tecnológicos (por exemplo, na aquisição de máquinas e equipamentos; na realização de pesquisas tecnológicas que resultem no desenvolvimento de patentes; na aquisição de licenças tecnológicas de ponta) seria dedutível do lucro apurado pela empresa na sua atividade principal.

Tal medida contemplaria a produção geral da empresa, garantindo melhor competitividade tanto no mercado externo, mas, principalmente, para garantia da participação no mercado interno, que caminha rapidamente para o domínio de produtos chineses.

Além disso, e embora tal medida signifique renúncia de receita, tal isenção (ou dedução sobre o lucro) não implicaria em aumento de gastos, o que já difere das demais sugestões e que sempre acabaram não sendo adotadas exatamente por esse motivo.

Francisco Américo Cassano é doutor em Ciências Sociais - concentração em Relações Internacionais, professor ajunto e pesquisador de Relações e Negócios Internacionais na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras. Em 2020, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar