Marketing digital: como definir e atingir o público-alvo?
Nathaly Picaglia, CEO da Agência Moustache, dá dicas de como criar a persona ideal que se quer atingir para ter resultados efetivos
Com a quarentena e o aumento de pessoas ficando mais tempo em casa em isolamento social, não há dúvida de que as vendas online explodiram. Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico - ABComm - apontam um aumento de 30% nas vendas pela internet nas duas primeiras semanas de abril. Mas como adaptar as vendas de uma loja física para o online? Mesmo depois de mais de um mês de quarentena, muitos ainda têm dúvidas sobre como destacar a marca no online diante de tanta concorrência.
Segundo Nathaly Picaglia, CEO da Agência Moustache, uma das maiores de marketing digital do país, a primeira pergunta de muitas pessoas é: qual rede social devo escolher para começar? Porém, antes de definir o canal, é preciso identificar qual é o público-alvo que se deseja atingir.
"O primeiro passo é saber quem, para quem se quer vender. Muitos empreendedores que estão há anos no mercado dizem já conhecer o público, mas temos que pensar na evolução do tempo e das pessoas. O público que você tinha dez anos atrás pode ser o mesmo, mas ele evoluiu. Os hábitos, a forma de pensar, adquirir e comprar podem ter mudado. E a maneira de abordar essas pessoas também mudou", afirma Nathaly.
Por isso, primeiro é preciso identificar e criar personas, é saber para quem se quer vender. Com certeza, independente do negócio, haverá mais de um perfil a ser atingido.
"Antes de anunciar o produto, desenhe as personas, ou seja, o tipo de perfil que quer atingir. E para cada tipo de persona, é preciso fazer um anúncio diferente. Para cada segmento, há uma forma diversa de falar. Não dá para se comunicar com todo mundo de forma ampla. É preciso se colocar no lugar desses consumidores para entender o que eles sentem. Esse é o marketing humanizado", comenta a CEO.
Segundo Nathaly, é importante no plano de estratégias colocar a foto de como se imagina que é este cliente.
"Olhe para ele como pessoa e não como massa. Depois responda: como meu produto pode ajudar e suprir uma necessidade real dessa pessoa? Quem não souber falar diretamente com o público, vai sempre comunicar de forma muito ampla e atingir menos pessoas que realmente comprariam o produto", diz Nathaly.
Sobre: A Agência Moustache é conhecida por construir grandes cases ao longo desses 9 anos. O primeiro de destaque é o jornalista e influencer Hugo Gloss, que contou com a expertise da agência para criação de sua marca e desenvolvimento dos seus portais digitais. Após Gloss, outros cases de sucesso como XP Investimentos, Banco24Horas, Primo Rico, Governo do Estado de S. Paulo e JLL, estão na cartela do grupo que possui operação em São Paulo, Curitiba e Estados Unidos.
Serviço:
Agência Moustache
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