Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Home Office e o mercado de seguros

Francisco Galiza Francisco Galiza

Rating de Seguros – Comentário Econômico n∘ 722

Prezados Senhores,

Haverá tantas reflexões sobre o que essa pandemia afeta e poderá afetar a sociedade que a avaliação, nesse momento, fica bastante incerta. Entretanto, estudos estão se sucedendo, publicados por diversas entidades, com especulações e estimativas.

Aqui, vamos nos deter em apenas um detalhe, em um universo de opções:

“Como o incremento do “home office” pode afetar o mercado de seguros?”

Vamos olhar para o futuro, por exemplo, daqui a um ano. O que se pode dizer?

· Agora, em muitas companhias, o percentual de “home office” é praticamente de 100%. Ou seja, todo mundo em casa. Esse número irá diminuir, claro, quando houver a vacina ou quando a pandemia for mais controlada, mas nunca será mais 0%. As pessoas terão esse hábito, e podemos dizer em pelo menos uma vez na semana, dependendo do cargo da pessoa. Muitas empresas irão compreender e até estimular, já que trabalhar em casa diminui os custos. Será uma nova realidade que todos teremos que enfrentar.

· Isso trará consequências, desde uma menor demanda a alocações empresarias até alterações na área da justiça do trabalho, novas regras precisarão ser definidas. Com isso, certamente, os preços dos aluguéis comerciais também sofrerão, crescendo a taxas menores. Os residenciais talvez subam mais, em termos relativos.

· E no mercado de seguros? O que se pode esperar, pelo menos no longo prazo? Se as pessoas passarão mais tempo em casa, elas irão querer ter mais conforto. Assim, haverá mais infraestrutura, um maior risco de desgaste dos bens, o que fará com que o seguro residencial tenha um incremento. Por outro lado, haverá diminuição na taxa de crescimento dos seguros empresariais, pois os escritórios serão menores, com menos pessoas. Tudo em termos comparativos, claro.

· Outra consequência é o aumento dos riscos cibernéticos. Temos uma variável a mais a ser considerada na equação, com as seguradoras tendo que avaliar essa nova configuração. Assim, haverá não apenas crescimento de demanda por tal produto, como possivelmente aumento nas taxas também. Ou seja, ao final, a receita de prêmios irá aumentar.

Novas reflexões irão surgir, mas algo já pode ser dito.

Cordialmente,

Francisco Galiza.
http://www.ratingdeseguros.com.br/
http://twitter.com/ratingdeseguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo