Levantamento da Ticket aponta aumento no número trabalhadores em home office durante a quarentena

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carina Eguia

Felipe Gomes, Diretor - Geral da Ticket (Divulgação) Felipe Gomes, Diretor - Geral da Ticket (Divulgação)

Pesquisa com cerca de 7 mil empregados, em todo Brasil, revela que volume de pessoas em home office chega a sete em cada dez trabalhadores.

A Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação da Edenred, realizou, entre os dias 3 e 5 de abril, um levantamento com quase 7 mil usuários de seus benefícios, como o Ticket Restaurante e o Ticket Alimentação, em todo o Brasil, entender o avanço da adoção do teletrabalho. O estudo compara as informações da coleta de dados mais recente com a de outro levantamento, implementado em 20 a 22 de março, para verificar o avanço da adoção do home office. O estudo mais recente também identifica, de maneira inédita, aspectos relacionados a hábitos de saúde, como alimentação e prática de atividade física, desde que o isolamento social passou a fazer parte da rotina dos brasileiros.

Felipe Gomes, Diretor - Geral da Ticket (Divulgação)

"Entendemos que a mudança na dinâmica do trabalho tem trazido impactos imediatos na qualidade de vida e da saúde dos trabalhadores. Esse levantamento teve o propósito de entender quais foram essas alterações e interferências, para que as empresas possam orientar seus trabalhadores neste momento de transição e adaptação, garantindo a manutenção de sua saúde e o bom desempenho dos profissionais", destaca o Diretor Geral da Ticket, Felipe Gomes.

Quando questionados sobre a adoção de home office, 72% dos entrevistados responderam que têm atuado de maneira remota, em decorrência das medidas governamentais implementadas para conter o avanço da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19). O volume é sete pontos percentuais superior ao identificado no levantamento anterior, quando 65% dos trabalhadores informaram que as empresas em que atuam já haviam adotado o teletrabalho. Desses profissionais, 30% destacaram que ainda estão em processo de adaptação ao novo sistema de trabalho, ao passo que 27% sentem-se completamente adaptados à rotina de home office. Apenas 5% dos trabalhadores relata a sensação de não haver se adaptado.

O levantamento também revela que, nas empresas em que 75% dos respondentes atuam, não há prazo específico para que a rotina de atividades no escritório seja retomada. De acordo com 53%, a sinalização é a de que a manutenção do home office permanecerá por tempo indeterminado; outros 22% disseram que o cenário tem sido reavaliado periodicamente pelos gestores, sem que haja sinalização específica de prazo para regresso às instalações das empresas.

Grande parte dos trabalhadores que responderam à pesquisa atua no segmento de prestação de serviços (46%). Os outros respondentes são profissionais da indústria (20%), da área da saúde (13%), do comércio (13%) e da área pública ou governamental (8%).

Teletrabalho e saúde

Com relação à prática de atividades físicas, a boa notícia é que 7% afirmaram ter incluído uma rotina de exercícios entre os hábitos de saúde, após a quarentena. Entre os que relataram que já apresentavam uma rotina voltada à prática esportiva, 17% relataram ter ampliado (4%) ou mantido (13%) a frequência com que se dedicavam a essas atividades. Na outra ponta, 26% assumiu ter reduzido a prática de atividades físicas e outros 50% afirmaram que não têm se exercitado.

Já no que diz respeito aos hábitos alimentares, um aspecto positivo evidenciado pelo levantamento é o fato de que, entre os trabalhadores que estão em home office, a manutenção da rotina de horários com relação ao almoço (25%). Apenas 5% relatou ter passado a pular refeições após a adoção do teletrabalho

Outra mudança no que diz respeito à relação do trabalhador com a alimentação no home office foi aumento da frequência com que as pessoas tem realizado suas refeições durante o expediente, aspecto destacado por 17% dos respondentes.

Entre as práticas que são pouco benéficas à saúde, os pontos de atenção foram a redução no consumo de frutas e vegetais (7%) e o aumento da ingestão de fast-foods e alimentos pouco saudáveis, como refrigerantes, hambúrgueres e salgados (5%). Apenas 12% dos trabalhadores disse ter ampliado o consumo de frutas e legumes nas refeições realizadas em home-office.

Outro aspecto que merece alerta é o fato de que quase 38% dos participantes da pesquisa informaram que não têm realizado refeições completas, considerando pratos com a presença de arroz, feijão, proteína e verduras, na maior parte dos dias úteis. Um almoço como o descrito esteve ausente da rotina de 12% dos respondentes. Outros 14% disseram ter adotado uma refeição completa em dois dias úteis e 11% em apenas um dia útil.

"A avaliação desses dados reforça ainda mais a importância do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que está completando 44 anos em abril. Nesse contexto, a pesquisa desenvolvida pela Ticket, pioneira na criação de soluções que atendam ao PAT, traz informações importantes no sentido de identificar gaps, oportunidades e incentivar uma alimentação de qualidade para promover a saúde dos trabalhadores. O Ticket Alimentação e o Ticket Restaurante permitem não apenas que o empregado tenha liberdade de escolha, mas que este possa adotar e manter hábitos mais saudáveis no seu cotidiano", destaca Gomes.

Outro aspecto no âmbito do levantamento é a força da tecnologia para todas as empresas no momento atual e especialmente diante do cenário de crise. A Ticket tem investido muito em tecnologias de suporte ao usuário, e, entre os destaques, estão a assistente virtual EVA, para dar suporte às necessidades dos usuários com relação aos benefícios e orientar sobre a prevenção e preservação da saúde durante a pandemia com informações de utilidade pública sobre o novo coronavírus. "O suporte tecnológico também se faz presente nas parcerias firmadas com aplicativos de delivery, como Uber Eats e Rappi, para que as refeições sejam solicitadas e recebidas sem necessidade de contato com o entregador, graças à possibilidade de realizar o pagamento digital", conta o Diretor-Geral da Ticket, Felipe Gomes.

De acordo com os trabalhadores que declararam o uso do delivery para a compra de refeições pré-prontas, 25% sinalizou ter mantido (12%) ou ampliado (13%) a frequência dos pedidos com relação ao período anterior à quarentena. Neste grupo, a preferência é por aplicativos de entrega, como Uber Eats e Rappi (8%). Para 36% dos empregados, o benefício-refeição é o principal meio de pagamento das refeições durante a quarentena. O volume é 8 pontos percentuais maior que o identificado em levantamento anterior realizado pela Ticket.

No que diz respeito às compras em supermercado, o benefício-alimentação também aparece como principal meio de pagamento para 50% dos trabalhadores respondentes. A solicitação de delivery aos supermercados foi relatada por 7% dos trabalhadores, para evitar a exposição a locais públicos.

Sobre a Ticket

A Ticket, uma marca Edenred, constrói conexões que multiplicam benefícios para empresas, empregados e comerciantes. Pioneira na transformação digital do setor, oferece soluções inovadoras e versáteis nos segmentos de Alimentação, Transporte, Cultura, Incentivos, Recompensas, Antecipação Salarial e Saúde.

Presente no Brasil desde 1976, a Ticket lançou o primeiro benefício ao trabalhador para refeição-convênio com o Ticket Restaurante, por meio do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Tem mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas-clientes e 330 mil comerciantes credenciados, contando com as principais adquirentes do mercado.

A marca tem um forte histórico de reconhecimento no mercado brasileiro, entre eles: a melhor empresa em Desempenho Financeiro, pelo anuário "Época Negócios 360º"; melhor empresa em Serviços Especializados e em Inovação e Qualidade, pelo anuário Melhores da Dinheiro; melhor fornecedora de benefícios de refeição e alimentação para o varejo, segundo o prêmio BR Week; eleita, em 2018, Top of Mind de RH em Benefício-Refeição; vencedora no quesito Objeto de Desejo e destaque no Índice de Satisfação do Cliente, na categoria Fornecedora de Convênio-Refeição ou Alimentação, do Escolha Estadão PME; uma das melhores empresas para se trabalhar na categoria Média Multinacional, segundo GPTW e pelo 21° ano consecutivo; destaque em 2018 na categoria Serviços Diversos pela premiação Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil, da revista Você S/A e destaque em Transparência, no prêmio As Melhores Empresas em Indicador de Desenvolvimento Humano e Organizacional, da Gestão & RH.

Sobre a Edenred

We connect, you win. A Edenred é uma marca global, que há 50 anos faz a diferença na vida das pessoas ao criar uma rede única e positiva entre empresas, comerciantes e empregados. Francesa, é líder mundial em soluções transacionais para estes públicos e administrou cerca de € 28,1 bilhões em transações, das quais 80% foram feitas via cartões, dispositivos móveis ou internet, em 2018. A Edenred está presente em 47 países e conta com uma rede 8.500 colaboradores focados na constante inovação e satisfação dos clientes.No Brasil, a oferta de produtos Edenred é baseada em três linhas de negócio: Benefícios ao Trabalhador (Ticket); Frota e Soluções de Mobilidade (Ticket Log, Repom e Edenred Soluções Pré-Pagas); e Soluções Complementares (Accentiv'). São mais de 130 mil empresas-clientes, 7 milhões de empregados beneficiados e 330 mil comerciantes credenciados.Em 2018, figurou na lista, com destaque, de As 100+ Inovadoras no Uso de TI, da IT Mídia na categoria Serviços, pelo terceiro ano consecutivo; além de ser um dos destaques em Serviços Financeiros no ranking Valor Inovação, promovido pelo jornal Valor Econômico. Também foi destaque no Prêmio Maturidade Digital, na categoria Meios de Pagamentos, promovido pelo jornal Valor Econômico e pela consultoria McKinsey & Company e vencedora do Prêmio Excelência e Inovação em PR - Troféu Jatobá 2018, na categoria Projetos Especiais, com o case "Serviço de Utilidade Pública".