Brasil,

Cinco mitos e verdades sobre o empreendedorismo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Rossi
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Cinco mitos e verdades sobre o empreendedorismo

Está pensando em pedir demissão e abrir seu próprio negócio? Antes de entrar para a vida de empreendedor é preciso se preparar e não cair nos erros mais comuns; para ajudar nesse desafio a contadora Ariane Marta lista os principais mitos e verdades que acontecem neste cenário

Muitas pessoas, atualmente, por conta do estresse alto no ambiente de trabalho sentem a vontade de apostar no empreendedorismo e abrir o seu próprio negócio. Porém, mesmo que possa ser uma boa forma de garantir a sua renda, é preciso de planejamento e comprometimento para não ir à falência. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, 7% das empresas que fecham as portas antes mesmo de completarem um ano sofrem com problemas de falta de lucro, 20% por causa de capital e 50% não sabe separar lucro do prejuízo.

De acordo com a contadora Ariane Marta, Diretora da Brascont Contabilidade, empreender requer um passo a passo e uma série de precauções para conseguir o resultado de forma positiva e, muitas vezes, as pessoas na hora do desespero da infelicidade no trabalho mergulham sem nem realizarem um planejamento. “É preciso estudar bem o mercado, a concorrência, procurar cliente, se preocupar com custos. Mas com força de vontade e sede em crescer, o empreendedorismo pode ser sim uma forma de ganhar a vida”, conta a especialista.

Abaixo, ela lista mitos e verdades sobre o tema. Confira:

Vou empreender e não não vou ter mais problemas. Mito. Muitas pessoas acham que empreender é uma fuga de uma vida estressante e de problemas com o chefe, por exemplo. Mesmo que conseguimos eliminar problemas com líderes e funcionários, ao mesmo tempo, encontramos outros desafios no meio do caminho como preocupação com faturamento, em agradar o cliente ou até com os tributos. “Costumo dizer que tudo tem um lado positivo e um negativo. Quando investimentos no nosso próprio negócio, não existe hora para trabalho, pois tudo depende de você, por outro lado, o faturamento também é totalmente seu”, conta a contadora.

É preciso se planejar financeiramente antes de empreender. Verdade. Começar um negócio do zero requer planejamento, é preciso pensar no que investir, como ferramentas, funcionários, aluguel, entre outros. “Para quem vai oferecer um serviço, a minha dica é investir a menor quantia possível, pois os primeiros anos do negócios, muitas vezes, não geram lucro. Além disso, é preciso ter um dinheiro guardado para garantia, caso você não consiga fazer uma retirada em algum mês”, aconselha.

Abri um negócio, deu certo e não preciso mudar nada. Mito. Quem empreende precisa estar sempre de olho nas novidades do mercado, investir em cursos e pensar que temos que crescer, oferecer mais serviços ou melhorias nos produtos. “Esse é um grande erro de muitos empresários, só porque está faturando bem, não precisa se preocupar. Porém, a concorrência existe e o mercado está em constante transformação, ainda mais com a tecnologia que muda o modo de pensar das pessoas. Invista sempre no seu crescimento”, salienta Ariane.

Defender o seus serviços ou produtos. Verdade. Se você não acreditar no que você vende, quem vai acreditar, não é mesmo? Um dos principais pontos na hora de empreender é defender aquilo que você oferece, se pergunte de você contrataria o seus serviços ou se compraria o seu produto. “Às vezes você pode até saber a resposta de tudo isso, mas também é preciso mostrar isso para os seus clientes, por meio de relatórios que mensuram resultados, em caso de serviços prestados”, explica Ariane.

Conseguir cliente não é fácil. Verdade. Esse é um dos principais desafios para um empreendedor, afinal, não existe negócio sem cliente, né? Por isso, antes de largar a sua vida de funcionário e virar dono do seu próprio negócio, pense quais as empresas que vão contratar o seu serviço ou quem vai comprar o seu produto. “Faça uma análise do mercado, veja por onde pode começar. Existem pessoas que começam antes mesmo de largar o emprego, para conseguir uma boa cartela de clientes. Entregando resultados, fazendo o trabalho de uma forma assertiva, o boca a boca - indicação de um cliente para o outro - também pode ser um ponto ao seu favor”, finaliza.

Sobre a Brascont Contabilidade

A Brascont é uma empresa de Contabilidade focada em atender pequenas e médias empresas. A Companhia trabalha com tecnologia, de forma integrada e digital. Assim mantém um relacionamento consultivo com seus clientes, com participação efetiva em seus negócios. A empresa é responsável por: serviços terceirizados da área tributária, contábil e de departamento pessoal; implantação de sistema para gestão de controle de ponto; implantação de integração bancária com a contabilidade; parametrização de sistemas financeiros para fluxo de caixa; controle de estoque e etc; parametrização de emissores de notas fiscais; serviços para Pessoas Físicas: Empregadores Domésticos (eSocial) e Imposto de Renda e Abertura, alteração e cancelamento de empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar