Brasil,

CONARSEG. AUTORREGULADORA em construção ...

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Por Lenora Milesi, Presidente honorária da Ascind/Nacional
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação

Por Lenora Milesi, Presidente honorária da Ascind/Nacional, em exercício

Em 03/03/2020 me pediram uma entrevista sobre a minha perspectiva da criação do Conarseg, como Presidente da Ascind/Nacional, a entidade que foi a idealizadora e a proponente do Conarseg junto a Susep, desde o primeiro Processo SUSEP No. 15414.005015/2011-31, protocolado em 29.11.2011, e a repercussão não poderia ser melhor.

Nestes dois dias ligaram para mim de todos os rincões brasileiros, me parabenizando pelo bonito trabalho voluntário, que nosso grupo está realizando em prol da categoria dos corretores de seguros. No site tivemos “um boom” de consultas, em 02(dois) dias quase 100(cem) consultas e pedidos de filiação, todos respondidos prontamente, com verdade e transparência nos dados, dentro do possível no momento.

Aproveitando agora o ensejo e a liberdade, pois não estou presa as perguntas do entrevistador, gostaria de destacar alguns colegas do nosso grupo, foram vitais para realização deste trabalho, em construção...

Colegas como o Mestre Antônio Natal, do MS, corretor das antigas tradições e companheiro incansável de longas jornadas, em prol dos corretores de seguros; lutou pelo art.192 da constituição federal, que ganhamos e depois foi derrubado pela política financeira; lutou por nosso Simples Tributário, anos a fio, até que conseguimos; e desde o início está ombro a ombro na construção do nosso Estatuto; foi o proponente do nome aprovado CONARSEG, Conselho Nacional de Autorregulador do Mercado de Agentes e Corretagem de Seguros, Resseguros, de Capitalização, Previdência Privada Complementar Aberta; fez sozinho num tempo recorde, que a necessidade cobrava, o nosso código de ética, hoje já aprovado pela Susep. E muitos outros serviços à categoria que a lembrança me escapa.

O nosso colega, hoje Presidente do Conarseg, Osir Vieira, do RJ, é outro companheiro de velhas batalhas, junto a Ascind, como seu socio fundador há 25 anos, voluntariamente, lutando por tudo que é ético e de boas praticas para o corretor de seguros. Um defensor ferrenho da busca pela qualificação profissional de nossos colegas corretores de seguros em todo país, se puder. Visando facilitar o acesso a capacitação profissional, de todas as formas possíveis, inclusive a exemplo do corretor de imóveis, no Senac, criar um curso profissionalizante para corretor de seguros, e daí espalhar por todo país; quem sabe?

O segundo secretário, Sr. Omário Botelho, da BA, no momento da construção se encarregou de reunir todas as fichas de filiação e documentos dos diretores no país inteiro, para podermos compor nosso quadro de diretores. Está conosco na Ascind desde 2008, quando foi decidido em Assembleia que nossa Associação estava madura para virar Nacional. E tomou a iniciativa, com ajuda da diretoria Nacional, de criar a sua Ascind Estadual da Bahia, que busca representar seus filiados pelo estado baiano, com sua sede e de forma independente econômica- financeira, respondendo por seus atos civis e penais em prol de seus associados. Assim foi eleito como Presidente da Ascind/Estadual da Ba, junto com sua diretoria própria. É um franco incentivador de criar outras Ascind Estaduais pelo país, uma vez que como Associação eles tem plena liberdade para agir, como a sua diretoria assim decidir, em prol de seus associados.

Já o nosso Conarseg está engessado, não tem livre expressar, pois está preso aos seus propósitos publicados de regular a atividade de intermediação de seguros preparando e cadastrando a habilitação, fiscalização, julgamento e aplicação de sanções nas infrações às normas de conduta profissional de seus filiados. E estatutariamente no seu art. 78 não pode ter qualquer vinculação político, sob pena de violar o estatuto social do Conarseg.

A nossa ideia de diretor estatual ou Regional, é o corretor de seguros que, de forma voluntária, irá acolher os corretores locais e os orientar no cumprimento das normas e regras de melhor atividade, propiciando inclusive acesso a cursos e de boas práticas de trabalho, seja físico ou virtual.

Penso que não há espaço para detalhar todos os nossos nobres cavaleiros, hoje já representando todos os estados brasileiros, e estão firmes na construção deste processo; é importante destacar que a distancia dos estados, até o momento, não foi empecilho para o bom trabalho.

A exemplo de quando precisamos de um Plano de Atividades, reuniram-se os diretores de Santa Catarina, com o do Rio de Janeiro mais o do grupo do Rio Grande do Sul, e fizeram um ótimo Plano de atividades hoje já aprovado pela Susep.

O emblema do Conarseg foi um trabalho da diretora do Paraná, mais o grupo de São Paulo e idealizaram 3 símbolos, posto em votação e foi escolhido o que hoje nos acompanha. Da mesma forma foi quando vimos a necessidade de conseguir nosso domínio, a Diretora do Paraná, ELAINE CRISTINA, foi exemplar na presteza dos atos, para concluir nossos objetivos.

O grupo do centro, norte, nordeste e demais diretores também foram muito atuantes no grupo da Diretoria, agregando participações de valores éticos e de boas práticas interpessoais, dando um exemplo de como devemos nos comportar dentro de um projeto de tamanha envergadura.

Assim ratifico o que foi dito na entrevista anterior, o importante é que nosso grupo, sob a regência do nosso Presidente Osir Vieira, RJ, está para somar, ombro a ombro, lutar junto por uma categoria forte e qualificada. Para que cada corretor de seguros filiado seja reconhecido e tenha poder de negociação junto ao Mercado Segurador, por ser sério e eficiente em suas realizações profissionais.

Agradeço a todos apoio e incentivo que está vindo do todo Brasil, esperando que no máximo em 90 dias estaremos a pleno vapor, quanto ao cadastramento e habilitação de nossos filiados, em nossa sede no centro/RJ, capital do Estado do RJ, de portas abertas para recebê-los.

Lembrando: que um sonho quando sonhado junto, vira realidade.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar