Cresce o número de mulheres em posições de liderança nas empresas
Apesar do aumento, elas ainda são minoria; Gil Vasconcelos, diretora de Incorporação, dá dicas para quem está em busca de crescimento profissional
A representatividade das mulheres em altos cargos vem aumentando ao longo dos anos: a última edição da International Business Report (IBR) - Women in Business 2019, pesquisa da Grant Thornton, mostra que no Brasil, o percentual de empresas com pelo menos uma mulher em cargo de liderança foi de 93% em 2019, um crescimento considerável em relação aos 61% de 2018. Mas para os cargos do mais alto nível nas corporações, apenas 15% das empresas possuem uma mulher no topo, segundo a mesma pesquisa.
Mesmo em minoria, elas fazem a diferença. É o caso de Gil Vasconcelos, com 25 anos de experiência no mercado imobiliário, ela atua como diretora de Incorporação de Kazzas, spin off da construtora e incorporadora Kallas, especializada no segmento econômico do setor imobiliário. Com experiência em todos os processos, desde a aquisição do terreno, desenvolvimento do produto, marketing, vendas, ponto de venda e relacionamento com o cliente, Gil têm participado de cases de sucesso e em seu portfolio já acumula mais de R﹩ 5 bilhões de VGV lançados.
"O número de mulheres em cargos de liderança ainda é baixo devido a inúmeros fatores: muitas pensam que não são capazes de ocupar cargos tidos como ‘masculinos’, preconceito da própria empresa, dificuldade em conciliar família e trabalho por falta de apoio do companheiro", reflete a diretora de Incorporação. Se reconhecer no papel de líder, identificar quais são os desafios a serem enfrentados e como superá-los são algumas das dicas de Gil para as mulheres. "Não se subestimar nem se achar inferior, saber qual caminho quer trilhar e ir em busca dos seus objetivos é fundamental", diz.
Muitas vezes, as mulheres ainda enfrentam dificuldades em serem reconhecidas pelos recrutadores como candidatas com chances iguais de ocupar uma vaga. "A qualificação, o comprometimento e a responsabilidade profissional, assim como demonstrar segurança, são passos que podem ajudar a diminuir essas dificuldades. As empresas precisam ser mais inclusivas e mostrar que as mulheres são mais do que capazes de ocupar cargos de liderança. Esse é mais um passo rumo à equidade de gênero", finaliza Gil.
Sobre a Kallas
Há mais de 36 anos no mercado imobiliário, a Kallas Construtora e Incorporadora, entende que o setor da construção civil tem a missão de impulsionar o futuro das cidades, integrando as pessoas e os espaços urbanos e promovendo bem-estar, equilíbrio e realização. São 150 mil unidades construídas e famílias atendidas. Seu braço de investimentos, a Kallas Asset Management, possui investimentos de mais de R﹩ 142 milhões. Para 2020, Kallas possui expectativa de R﹩ 2 bilhões em VGV.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>