Inglês como meta de ano novo: estudo mostra impacto direto na carreira em 2026
Crescer no trabalho é a maior motivação para a procura do ensino, indica estudo da BeConfident; E proficiência em inglês pode aumentar salários em até 80%
Entre as resoluções mais comuns de Ano Novo, como começar a academia ou economizar dinheiro, uma meta ganha força em 2026: aprender inglês. Uma pesquisa realizada com 1 milhão de usuários mostra que 37,6% dos brasileiros estudam inglês para crescer no trabalho. A segunda motivação seria para viagens (27,7%) e desenvolvimento pessoal (22,1%). O levantamento é da BeConfident, startup brasileira que desenvolveu uma plataforma de ensino de inglês com inteligência artificial.
“O inglês deixou de ser apenas um diferencial e passou a ser requisito básico em muitas áreas. O que vemos é que a motivação existe, mas faltam constância e oportunidades reais de prática. Nesse contexto, não é raro que o aprendizado do idioma apareça como resolução de Ano Novo: as pessoas sabem que precisam do inglês, mas enfrentam dificuldades para sustentar o processo no dia a dia”, explica Aline Coutinho, líder pedagógica da BeConfident.
Um estudo global divulgado em março de 2024, mostra que a proficiência em inglês pode aumentar salários em até 80%, além de ampliar significativamente o acesso a vagas de emprego e elevar a satisfação profissional. Baseado em 750 mil testes de proficiência, o levantamento revela, ainda, que o inglês é visto como ferramenta essencial para “blindar” carreiras diante da inteligência artificial e da globalização, consolidando-se como um diferencial competitivo no mercado de trabalho.
Embora a motivação exista, os dados da pesquisa da BeConfident revelam que o progresso em inglês esbarra principalmente na falta de prática e de constância. Dificuldades para ampliar vocabulário (11,7%), falar de forma natural (11,5%) e manter disciplina nos estudos (11,3%) apontam para um problema comum: a pouca exposição ao idioma em situações reais de conversação, explica Aline.
A própria BeConfident aplica tecnologia ao aprendizado de idiomas e criou uma plataforma que simula interações reais com inteligência artificial. O sistema permite que estudantes pratiquem inglês em diferentes formatos: texto, áudio e vídeo, de forma contínua e contextualizada, aproximando o estudo de situações cotidianas como entrevistas de emprego, viagens ou reuniões de trabalho.
“Quando o estudante decide incluir o inglês entre seus objetivos de Ano Novo, ele cria uma oportunidade de transformar o aprendizado em parte da rotina — e é essa constância que aumenta as chances de sucesso. Mais do que memorizar regras, trata-se de se expor ao idioma em situações reais e ganhar confiança para errar e evoluir”, conclui Aline.
Sobre a BeConfident
Fundada em 2023, a BeConfident é uma edtech brasileira de ensino de inglês com inteligência artificial. A empresa oferece prática ilimitada do idioma via WhatsApp e aplicativo próprio, com avatares de IA disponíveis 24h para conversas em texto, áudio e vídeo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>