Brasil,

Para especialista, Taxa Selic deve sofrer nova redução devido à reforma tributária e administrativa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Seguro Total
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Copom do Banco Central divulgará nesta quarta-feira (05), a nova taxa base de juros brasileira (Selic)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulgará nesta quarta-feira (05), a nova taxa base de juros brasileira (Selic). Para o Professor da Fipecafi, Flávio Riberi, a taxa Selic deve ficar entre 4,25% ou 4% a.a, alcançando um novo patamar histórico. “O COPOM vem demonstrando um aceno consecutivo ao mercado de seu apetite, para a redução da taxa de juros em 0,5%, desde julho de 2019. Por isso, a expectativa de bancos e corretoras é que a Selic apresente uma queda de 0,25% e 0,5%”, explica.

Riberi comenta que durante o último ano, alguns eventos, como a aprovação da reforma da previdência e as perspectivas para o avanço do programa de privatizações, propiciaram mais segurança à saúde das finanças públicas. “Outros acontecimentos são esperados para 2020 como a reforma tributária e administrativa para fortalecer a confiança no ambiente institucional brasileiro”, ressalta.

A taxa Selic influencia o comportamento dos indicadores mais conhecidos do mercado, como IPCA e CDI. Por isso, de acordo com o especialista, sempre que ocorrem cortes na taxa, há um estímulo promovido pelo Banco Central para aumentar o consumo. “Imagine que você esteja recebendo rendimentos de 8% a.a. Por manter seu dinheiro aplicado em fundos de investimento com papéis lastreados em títulos DI, certamente, uma redução na Selic resultará em uma redução de 3%, fazendo o seu rendimento cair para 5%. Neste caso, é possível perceber que o dinheiro não está mais tendo incrementos nos rendimentos dentro de suas expectativas e, assim, você passe a considerar a opção de retirar o dinheiro desta modalidade de fundo e aplicar em outros produtos com lastro em ativos financeiros, como fundos de ações, multimercados, cambiais ou, até mesmo, utilizá-lo para o consumo”, comenta.

O mesmo efeito ocorre perante a propensão ao consumo. Riberi explica que uma redução na taxa Selic pode, também, exercer uma influência nas famílias com um apetite para a compra de bens mediante a contratação de empréstimos. “Do ponto de vista das empresas, uma redução na taxa de juros, considerando as demais variáveis econômicas e os custos do negócio constantes, contribuirá para reduzir o custo da dívida, e, por consequência, a despesa financeira, viabilizando um incremento positivo ao lucro do negócio”, diz.

Para o Professor, a poupança deixou de ser uma forma de investimento atrativa, tendo em vista que, atualmente, temos a opção de indústria de fundos DI e Renda Fixa com rentabilidades estreitas, muitas vezes, sem a aferição de ganho real ao se descontar o efeito da inflação. “O setor financeiro trabalha hoje com a perspectiva de que os investidores mudem o seu comportamento, saindo de uma postura conservadora para migrar para produtos financeiros, ainda que sejam fundos com lastro em ativos que proporcionem renda variável, como carteiras de ações, moedas, e derivativos”, finaliza Riberi.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar