Brasil,

Cinco habilidades que são tendências para o mercado de trabalho em 2020

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Alencar
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

A Spring Professional, especialista em recrutamento de nível sênior, apresenta as características profissionais necessárias para ter sucesso profissional em 2020.

De acordo com Ricardo Rocha, Diretor Executivo da Spring, as habilidades comportamentais estão sendo cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho, principalmente devido ao impacto da adoção da tecnologia.

Confira o que os empregadores buscam em relação ao comportamento dos seus funcionários.

Inteligência Emocional

Há uma preocupação muito grande com o impacto da inteligência artificial no futuro do trabalho, mas a inteligência emocional ainda é um fator importante nas relações profissionais. Com a tendência cada vez maior de diversidade nas organizações, ambientes multiculturais e maior interação entre áreas e departamentos, a maneira com que um profissional se relaciona e reage às situações do dia a dia é determinante no mundo corporativo e mercado de trabalho em geral, ainda mais em funções de gestão e liderança, por gerenciar perfis cada vez mais distintos, muitas vezes de gerações diferentes.

Para desenvolver essa habilidade, é preciso, acima de tudo, desenvolver o autoconhecimento: como lida com as próprias emoções, como rege a situações de stress, como se relaciona em grupo, etc., pois essa reflexão constante permitirá que enfrente seus desafios profissionais de forma mais equilibrada.

Criatividade

Esta é outra habilidade que permitirá aos profissionais se diferenciarem no mercado de trabalho. Robôs podem ser excelentes executores, mas a capacidade de inovar, trazer soluções ou enxergar uma abordagem diferente sobre determinado problema são características marcantes que diferenciam os humanos das máquinas.

Além disso, a tecnologia não é inimiga, e pode ser inclusive utilizada para viabilizar a criatividade. Veja o exemplo dos aplicativos de mobilidade: uma ideia extremamente inovadora, mas que só foi possível ser colocada em prática após a disseminação de smartphones.

E como desenvolver criatividade? A base de tudo é a informação e execução. É importante para se cercar de referências, exemplos de cases de sucesso, enfim, fontes que sirvam de inspiração. Mas muitas pessoas, teoricamente criativas, param no campo das ideias. É preciso ter capacidade de execução, criar protótipos, testar o modelo.

Versatilidade

Em um mercado cada vez mais competitivo, com perfis de posições em constante evolução e com a extinção de algumas profissões que conhecemos hoje, a versatilidade e capacidade de adaptação dos profissionais serão características mandatórias nesse novo contexto. Estudo da Mckinsey (realizado em 2017) indica que 8% a 9% da demanda de trabalho de 2030 será de profissões que não existem ainda. É preciso conhecer novas funções, áreas, ampliando conhecimento constantemente, pois quanto mais limitado for seu escopo de atuação, mais "substituível" o profissional fica, seja pela automação e tecnologia, seja por profissionais mais completos e preparados. Será muito comum no futuro trabalhar por projetos e/ou atividades temporárias, e a versatilidade também contribui favoravelmente na adaptação aos diferentes tipos de cultura, estilos de gestão e perfis profissionais.

Conceitualmente, é fácil ser um profissional versátil, mas requer disciplina e empenho constantes: tem que ser alguém disposto sempre a aprender o novo, antenado em tendências e ávido por informações. Lifelong learning (aprendizado ao longo da vida) deve ser um mantra para profissionais versáteis.

Pensamento crítico

As relações estão cada vez mais abertas e menos hierarquizadas nas organizações, e os líderes esperam que, em todos os níveis, suas equipes estejam preparadas para ter posicionamento claro, atitude e capacidade de resolução de problemas. É do questionamento que vem a evolução em muitos casos. Perfis simplesmente executores perderão espaço gradativamente.

Hoje há uma quantidade infinita de fontes de informações disponíveis, os profissionais mais preparados serão aqueles capazes de fazer análises e avaliações objetivas, para a melhor tomada de decisão. Ter conteúdo e conhecimento de qualidade, sabendo diferenciar informações de origem duvidosa ou fake news, além de buscar fontes distintas de inspiração (e não somente aquelas alinhadas com sua maneira de pensar) tornam o profissional mais preparado para exercer o pensamento crítico.

Comunicação

A comunicação também está se transformando, e dominar essa habilidade certamente será um diferencial na próxima década. A evolução tecnológica aliada a novas práticas comuns no mercado de trabalho, como home office e trabalho remoto, tem tornado a comunicação cada vez mais impessoal. Temos uma nova geração inteira, que cresceu habituada a escrever por abreviações e falar por mensagem. Além disso, a rapidez com que as informações se disseminam, se não estiverem bem alinhadas, podem gerar sérios ruídos de comunicação nas organizações, comprometendo inclusive planejamento e estratégia.

Por isso, a comunicação é fator determinante para conseguir integrar as equipes, multiplicar conhecimento, proporcionar uma experiência de usuário adequada aos consumidores e principalmente, conseguir passar a mensagem adequada em ambientes compostos por gerações diferentes e grupos sociais heterogêneos.

Sobre o Grupo Adecco

Líder mundial em Recursos Humanos, a Adecco possui 5,5 mil escritórios em 60 países, proporcionando empregos a 700 mil pessoas e oferecendo serviços a mais de 100 mil empresas. Na América Latina, a empresa opera com 3 mil colaboradores em suas filiais presentes 8 países e conta com 7 milhões de cadastros em sua base de dados. O Grupo faz parte da lista 500 da Fortune Global e está cotado na bolsa de Zurique. O Grupo Adecco apresenta uma estrutura mundial orientada para a prestação de um serviço integrado na área dos Recursos Humanos, com o compromisso de um desenvolvimento contínuo de soluções eficazes e competitivas para os seus clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar