Brasil,

Saiba como controlar a ansiedade no trabalho e seja feliz

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Freitas
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

prati (Divulgação) prati (Divulgação)

Entender os gatilhos causadores da ansiedade é o primeiro passo para eliminá-la

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país onde se encontra o maior número de pessoas ansiosas no mundo, o transtorno acomete um a cada 10 brasileiros.

A ansiedade, segundo a psicóloga e supervisora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, Aline Gorris, é um sentimento considerado normal diante de situações diversas, mas existe um limite para não ser prejudicial à saúde.

“Todas as pessoas possuem algum nível de ansiedade, sendo inclusive uma resposta biológica de nosso corpo frente às “ameaças” e “perigos” vivenciados. No entanto, sempre que um sentimento for tão predominante a ponto de impedir a pessoa de realizar suas atividades cotidianas, e esteja causando problemas na vida profissional ou pessoal, o indivíduo deve buscar ajuda de um especialista”, revela.

No trabalho

Esse cuidado deve ser mantido no mercado de trabalho, já que diversas situações podem despertar a ansiedade. O aumento da concorrência, a carga algumas vezes excessiva de trabalho, a falta de reconhecimento, o medo de perder o emprego, uma vez que, mais de 12 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão desempregados, têm tornado o ambiente de trabalho cada vez mais desafiador e competitivo.

Se esses ou outros motivos estão causando ansiedade demasiada no trabalhador, a especialista revela que o primeiro passo é a pessoa compreender e analisar a causa do sentimento, para posteriormente agir e eliminá-la.

Gorris explica que algumas perguntas podem ser feitas para autorreflexão, como por exemplo: Em quais momentos tenho me sentido ansioso? Fico ansioso ao pensar em algo ou por uma situação que ocorreu? Qual é o padrão para esses pensamentos e acontecimentos?

“Analisando e compreendendo melhor os gatilhos da ansiedade, torna possível a ação para controlar e melhorar o ambiente de trabalho”, ressalta a psicóloga.

Atenção

Empresas preocupadas com a saúde e bem-estar de seus colaboradores estão atentas com seus sentimentos e comportamentos. A profissional da Prati-Donaduzzi salienta que é importante que o ambiente de trabalho seja agradável e propício ao crescimento pessoal.

Segundo comenta a psicóloga, os gestores também podem auxiliar para prevenir a ansiedade da equipe. “Estabelecer metas alcançáveis e criar um espaço onde há confiança e diálogo são algumas das ações que gestores podem realizar. Aqui na empresa temos um olhar sempre atento. Quando um gestor perceber que o colaborador está com dificuldades emocionais, em conjunto com o RH, deve encaminhá-lo ao profissional especializado”, explica.

Como detectar a ansiedade?

A ansiedade pode gerar alguns sintomas corporais que variam de pessoa para pessoa. Os mais comuns são: inquietação, falta de concentração, pensamentos acelerados ou indesejados, fadiga, suor, falta de ar, respiração rápida, insônia, pesadelos, entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar