Brasil,

Gestão de crise: treinamento preventivo ajuda a lidar com a morte nas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Política de boas práticas deve incluir medidas para amenizar os impactos do óbito no ambiente de trabalho; consultoria oferece soluções sob medida

O conceito de gestão de crise parte de uma máxima que se aplica a muitos aspectos da vida, do planejamento de um filho aos planos para a aposentadoria: quanto mais preparada uma empresa está para lidar com o imprevisível, maiores são as chances de recuperar sua rotina rapidamente. Isso também se aplica à morte no ambiente das corporações, quaisquer que tenham sido as circunstâncias do óbito, se dentro ou fora das dependências da empresa, durante o horário de trabalho ou não.

A maneira como as companhias têm lidado com o assunto evoluiu bastante nas últimas décadas, mas grande parte delas cumpre apenas o mínimo exigido pelas obrigações trabalhistas, o que é pouco. “É preciso dar a melhor assistência possível aos familiares do funcionário, além de cuidar da imagem da empresa – sobretudo em tempos de redes sociais, quando a publicação de qualquer pessoa, sendo verídica ou não, pode viralizar rapidamente”, afirma o empresário Leonardo Lopes, diretor executivo da Best Homenagens, que há cerca de dez anos atua com as diferentes situações relacionadas ao tema.

Esse cuidado se aplica a diversos tipos de incidentes: do colaborador que sofreu um infarto ou um acidente de trabalho nas mediações da empresa, passando por episódios de viagens a trabalho, até eventos de grandes proporções, como acidentes aéreos, incêndios em prédios comerciais e desastres como os de Mariana e Brumadinho, ambos em Minas Gerais.

Como atuar para reduzir os danos

A melhor forma de lidar com a morte de um funcionário, dando apoio à família, aos colegas de empresa e à própria operação, para que os impactos no negócio sejam os menores possíveis, é a prevenção.

O primeiro passo para a construção de um bom plano de contingência é a aceitação de que toda empresa está sujeita a fatalidades, mesmo que nunca tenha passado por uma. O segundo envolve a maneira como a morte deve ser vista – não como um tabu, sim como parte natural da existência humana.

Especializada no assunto, a Best Homenagens oferece consultoria para as companhias que buscam preparo diante desse tipo de adversidade, com dois modelos de solução: Preventivo, com suporte para a criação de um protocolo a ser colocado em prática para lidar com crises geradas por motivo de morte; Emergencial, para as empresas que foram pegas de surpresa e ainda não possuem um protocolo específico, sempre tendo em vista o cuidado com o capital humano e a manutenção da boa reputação no mercado.

Ambos os serviços são ministrados por profissionais especializados, com grande experiência na área de Recursos Humanos e Psicologia, entre outras.

A consultoria para gestão de crise é parte do Projeto Humanize, uma iniciativa da Best Homenagens para a construção de ambientes corporativos mais humanos, que colaboram para o desenvolvimento de empresas onde os colaboradores têm prazer de estar.

Fonte:
Leonardo Lopes, diretor executivo da Best Homenagens


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar