Brasil,

Como a tecnologia 5G deve afetar o ambiente de trabalho?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

O 5G é a quinta geração da tecnologia de conectividade, trazendo melhorias exponenciais em velocidade e desempenho em relação à quarta geração ou 4G. O 5G pode ser 100 vezes mais rápido que o 4G. As chamadas de áudio online (VoIP), videoconferência, colaboração baseada na nuvem e outras atividades que consomem muitos dados se tornarão muito mais rápidas. E o impacto resultante na experiência dos funcionários será irreversível.

As mudanças trazidas pela tecnologia 5G irão impactar o ambiente de trabalho. Como o planejamento do escritório pode ajudar sua equipe a ter melhor resultados?

Como as mudanças trazidas pela tecnologia 5G podem impactar a forma de trabalhar? Além dos indicadores de performance mensuráveis e alinhados ao Balanced Scorecard, como o espaço de trabalho pode ajudar sua equipe a ter melhor resultado e otimizar o uso dos ativos imobiliários?

Segundo artigo publicado no site www.hrtechnologis.com, o 5G é a quinta geração da tecnologia de conectividade, trazendo melhorias exponenciais em velocidade e desempenho em relação à quarta geração ou 4G. Em alguns cenários, o 5G pode ser 100 vezes mais rápido que o 4G!

Um diferencial importante é a baixa latência do 5G. Isso significa que os dados levam muito pouco tempo para ir da origem ao destino. As chamadas de áudio online (ou seja, VoIP), videoconferência, colaboração baseada na nuvem e outras atividades que consomem muitos dados se tornarão muito mais rápidas. E o impacto resultante na experiência dos funcionários será significativo. Outra vantagem do 5G no local de trabalho é a capacidade de integrar praticamente qualquer tipo de dispositivo. Além de apenas smartphones e laptops, as redes 5G suportam dispositivos de saúde, sistemas de atendimento biométricos, cartões de identificação de funcionários digitalizados e uma variedade de outros objetos inteligentes.

Inevitavelmente, isso apresentará vários benefícios - e preocupações - no local de trabalho moderno.

1. A tecnologia 5G tornará a inteligência artificial (IA) mais comum

A inteligência artificial tem imenso potencial para transformar o local de trabalho em todas as verticais possíveis. Para o RH, isso implica a integração do Assistente virtual, processamento automatizado de documentos e insights avançados de pesquisas com funcionários, para citar apenas alguns benefícios.

No entanto, um dos obstáculos significativos à IA no local de trabalho tem sido a falta de uma poderosa tecnologia de rede. Mesmo se houver grandes conjuntos de dados, armazenar, processar e visualizar na nuvem exige uma rede de alta velocidade.

2. Toda comunicação será unificada

Embora a colaboração agora seja um item básico do local de trabalho, geralmente ocorre em "silos" ou pequenos grupos. Os profissionais trabalham em seu próprio acúmulo de colaboração, passando para a próxima pessoa na cadeia de valor, uma vez concluída.

Vale considerar o exemplo simples de um arquivo compartilhado por email - um arquivo executa várias rodadas entre as partes interessadas antes de chegar à versão final. O 5G no local de trabalho está pronto para mudar isso, criando uma plataforma única na qual os funcionários possam colaborar em tempo real.

3. "Fatiar em rede" aumentará a produtividade dos funcionários

O fatiamento de rede é o conceito fundamental por trás da ascensão do 5G. As operadoras de celular "dividem" a rede em faixas separadas, dedicadas a um aplicativo, serviço ou dispositivo específico. Por exemplo, o 5G no local de trabalho pode permitir redes separadas para dispositivos pessoais e estações de trabalho sem ter que investir em diferentes operadoras.

As organizações poderão rotear o tráfego nas direções onde for mais necessário. Reuniões de missão crítica, sessões de colaboração com muita largura de banda, plataformas de aprendizado e desenvolvimento e outros aplicativos podem ser priorizados de acordo com os objetivos da empresa. E a produtividade não será prejudicada por um indivíduo fazer o download de um arquivo grande ou transmitir um vídeo.

4. 5G tornará o trabalho remoto mais acessível do que nunca. Este é provavelmente o benefício mais significativo do 5G no local de trabalho.

Hoje, sempre existe o risco de uma videochamada ficar pixelada, um e-mail atrasado ou o funcionamento incorreto das ferramentas de atendimento remoto devido à baixa cobertura da rede. Essas questões se tornarão coisa do passado na era 5G. Os funcionários remotos se sentirão mais conectados aos seus colegas no local - e haverá um aumento no número de forças de trabalho totalmente distribuídas.

Essa etapa de transição apoiará a composição dos escritórios pensando nas atividades específicas desempenhadas pela sua equipe. O "Activity Based Working" se vale de locais múltiplos para realização de tarefas de trabalho, incluindo o trabalho remoto para outro patamar além do Home Office.

Trabalho Baseado em Atividade (ABW) é um termo para descrever um modelo de local de trabalho que melhora a utilização e a produtividade do local de trabalho. As pessoas recebem tecnologia móvel que lhes permite a liberdade de trabalhar em locais diferentes, dependendo das tarefas que realizam. Algumas pessoas se referem a essa maneira de trabalhar como trabalho ágil. Esse modo de trabalhar incentiva e facilita uma nova experiência no local de trabalho, criando uma rotina inovadora, mais produtiva e inteligente. Para apoiar essa maneira de trabalhar, o local de trabalho precisa de tecnologia de suporte, um design de escritório bem planejado e gerenciamento eficaz do local de trabalho. Isso pode levar ao desenvolvimento de equipes mais fortes, melhor coesão social dentro e entre equipes e colaboração dos funcionários.

Um espaço de trabalho baseado em atividades é uma abordagem perfeita para ajudar os colaboradores a se reunir e adaptar-se às demandas em minutos, conforme suas necessidades. A experiência no local de trabalho se tornará mais colaborativa, mais produtiva e mais fácil.

Diante desse cenário, vale uma análise: Na média, como as empresas estão organizado o ambiente de trabalho? As políticas de Home Office têm aceitação da gestão em C-Level? Os colaboradores percebem o avanço que a tecnologia 5G trará à rotina de trabalho?


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar