Brasil,

Os desafios pós-demissão

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Verônica Pacheco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Os desafios pós-demissão

O que é outplacement e como isso pode auxiliar na pós-demissão

Desligar um profissional é sempre um momento delicado tanto para o profissional quanto para empresa, por este motivo a empresa deve cuidar muito bem da saída de seus colaboradores. O outplacement é uma valiosa ferramenta para diagnosticar, planejar e assessorar na montagem de um novo plano de ação com foco em resultados contínuos e efetivos para o profissional desligado.

Madalena Feliciano, gestora de carreira e hipnóloga, salienta que embora o outplacement ajude muito no impacto da demissão, nota-se que seguido do processo de coaching eleva muito a autoestima e motivação do demitido. Afinal através de perguntas poderosas, faz o profissional refletir sobre várias questões pessoais e profissionais, desta forma realizando uma viagem dentro de si mesmo e encontrando respostas para conduzir com assertividade seus próximos passos. “É uma contratação feita pela empresa que está desligando o profissional e dando suporte de uma forma que orienta para um novo plano de carreira e dá um subsídio emocional num momento de desligamento, onde o profissional se sente menosprezado”, explica Madalena.

Esta prática é fundamental não apenas para o colaborador, uma vez que minimiza os efeitos negativos que uma demissão pode gerar, mas também para a empresa. Isso porque, ao auxiliar na redefinição da carreira do ex-funcionário, a empresa tem sua imagem fortalecida e valorizada diante de seus funcionários e clientes. Mesmo que necessário e inevitável, a demissão de um colaborador poderá impactar diretamente a política de Responsabilidade Social e Econômica. Por isso, esse processo deve ser realizado com cuidado para não afetar de forma negativa a imagem, carreira e moral do antigo colaborador.

Maria da Penha Penha foi uma das profissionais que realizou o Programa de Outplacement. Ela trabalhou em uma instituição financeira de grande porte por 30 anos e precisou deste apoio para redirecionar sua carreira no mercado de trabalho.

“O outplacement auxilia o profissional, antes mesmo de se preocupar com a busca de uma nova recolocação, a obter autoconhecimento e adotar uma nova postura frente ao mercado. Nesta fase de demissão nos sentimos deprimidos, especialmente nós executivos, cuja vida geralmente está muito ligada à Instituição que deixamos, a tal ponto de, em muitos casos, termos dificuldade de enxergar novamente nossa identidade pessoal”, colabora Maria da Penha que hoje é Coach de carreira, executivo e negócios.

O processo de coaching trabalha em parceria com o profissional no seu planejamento, meta, foco e objetivo, desenvolvendo dessa maneira novas habilidades, capacidades e pontos a serem melhorados. O coach conduz o demitido a redefinir sua vida pessoal e profissional, alinhando aos seus valores e missão de vida, levando-o a encontrar sua essência e uma nova oportunidade de recolocação, ou até mesmo uma nova carreira ou empreendimento.

Serviço:
Madalena Feliciano
Gestora de Carreira e Hipnóloga


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar