De trainee a gerente sênior da área tributária. Quais são os passos para crescer dentro de uma empresa?
Leonardo Rosati, gerente sênior de Transaction Tax da Mazars, relata como um profissional pode planejar a carreira em uma companhia
Seguir com um plano de carreira consolidado em uma empresa tem se tornado cada vez mais difícil, principalmente para as novas gerações, que planejam tudo no curto prazo. Na contramão desse cenário, Leonardo Rosati, gerente sênior de Transaction Tax da Mazars, auditoria e consultoria empresarial, começou sua carreira na empresa como trainee, há oito anos.
Formado em Direito e Contabilidade, Rosati iniciou sua vida profissional no setor bancário, na área jurídica. "Atuei nesse segmento por cinco anos, mas não estava feliz na área. Saí do banco e fiz um intercâmbio por dez meses na Austrália. Quando eu retornei, vi que a Mazars estava com um processo para vaga de trainee em aberto para a área tributária", afirma o gerente sênior.
Rosati ainda acrescenta que, por ter iniciado na nova profissão como trainee um pouco mais tarde, aos 26 anos, traçou um planejamento. "Com essa mudança de carreira foi possível realizar um plano: estabeleci as minhas metas para o curto prazo - quais deveriam ser os meus passos para cinco anos -; e quais eram os meus objetivos a longo prazo - o que eu almejava para 12 anos."
Além desse planejamento, outros fatores ajudaram o executivo no crescimento dentro da empresa, como a constante atualização nos estudos. "Na tributação brasileira, a cada hora aparece alguma novidade; por isso, é fundamental sempre aperfeiçoar o conhecimento", declara Rosati.
Também foram decisivos para a ascensão na empresa aproveitar todas as oportunidades que surgiram e o comprometimento. "Quando o profissional deseja crescer na empresa, ele precisa ter o sentimento de dono, ou seja, ser empreendedor dentro da companhia em que trabalha. Isso significa ir além dos cronogramas de relatórios e da entrega ao cliente. É preciso se preocupar com os custos da área, a receita financeira e se os colaboradores estão engajados", afirma Leonardo.
Leonardo Rosati ingressou na Mazars em 2011 como trainee. Em seis meses, teve uma dupla promoção e passou a ser assistente sênior. Na sequência, atuou como consultor - júnior, pleno e sênior. Após essas três etapas, passou a ser supervisor, na sequência gerente e, por fim, se tornou gerente sênior, cargo conquistado no fim de 2019.
Sobre a Mazars
A Mazars tem hoje, no Brasil, mais de 800 colaboradores distribuídos entre sete escritórios, São Paulo, Barueri, Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Curitiba e Rio de Janeiro. No mundo, o grupo Mazars possui 40 mil colaboradores, que atuam em 89 países dos cinco continentes, oferecendo soluções em Auditoria, Consultoria, Financial Advisory Services, Serviços Tributários e BPO.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>