Brasil,

Quer começar o seu negócio em 2020? Confira 5 dicas para gerir seus leads e alavancar as suas vendas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

pixabay pixabay

Comece o seu empreendimento com o pé direito e aprenda a colocar em prática uma gestão de leads e vendas estratégica

O número de empreendedores no Brasil está crescendo constantemente. De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, foram abertas cerca de 1,8 milhão de novas empresas entre janeiro e julho de 2019. O que representa 21,3% a mais em relação aos primeiros sete meses de 2018.

Devido a esse cenário de otimismo, as expectativas estão altas para 2020. E para ajudar aqueles que querem entrar nessa onda e começar um novo empreendimento, a Followize, plataforma de gestão de leads e vendas, que possui mais de 4500 usuários ativos em empresas de diferentes setores, como automotivo e imobiliário, reuniu algumas dicas para as empresas que precisam fazer uma gestão mais estratégica de suas prospecções e, assim, alavancar as vendas.

Crie um planejamento estratégico de vendas

Esse deve ser, sem dúvida nenhuma, o primeiro passo. Depois de terminado o planejamento estratégico, se reúna com a equipe de marketing e vendas e reveja o que deve ser melhorado, adaptado ou até mesmo refeito para o próximo ano. Vejam as coisas que deram certo e devem ser aprimoradas, e até mesmo aquelas que não apresentaram bons resultados e devem ser refeitas. É hora de reestruturar o negócio. Lembre-se: ninguém alcança resultados diferentes, fazendo sempre as mesmas coisas.

Fidelize os clientes que já existem

É claro que todo negócio quer conquistar novos clientes, mas fazer com que um cliente já existente se torne um comprador/usuário frequente da sua empresa, é ainda melhor. É famosa a frase que diz ‘conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual’. Para isso, invista na gestão da jornada do cliente: utilize os dados dos clientes para entender o que eles querem, quando querem e de que forma esse contato deve ser feito. Saiba exatamente o que oferecer e tenha, sempre, um atendimento personalizado. Faça com que o seu cliente se sinta único e perceba que vale a pena investir na sua empresa.

Organize o seu funil de vendas

O funil de vendas é uma estratégia usada por muitos empreendedores, afinal é ele quem irá acompanhar o consumidor até a etapa final: a venda. Uma estratégia bem organizada pode evitar que o cliente desista antes de fechar a compra. Para isso, é importante que a equipe de marketing e vendas trabalhe em conjunto, usando de estratégias, desafios e objetivos que se complementam. O funil de vendas começa a ter funcionalidade no primeiro momento: quando o visitante chega ao site e/ou redes sociais, após isso ele se torna um lead e, depois, a equipe de vendas entra com a proposta e o fechamento. Além disso, depois que uma venda é fechada, é essencial que a equipe de marketing trabalhe para a fidelização e retenção daquele consumidor, para que se torne um cliente promotor.

Agilidade na distribuição dos leads e atendimento

Sempre que um novo usuário acessa um site e se torna um lead, ele deve ser imediatamente encaminhado para a equipe de atendimento. De acordo com um levantamento realizado pela Followize, toda vez que um lead é atendido no primeiro dia após o acesso existe uma probabilidade de 8% de conversão em vendas. Mas, quando atendido após o segundo dia, as chances caem pela metade. Para evitar que possíveis clientes sejam perdidos, essa agilidade é essencial. O atendimento precisa ser eficiente, rápido e personalizado. Deve existir um estudo antes do contato com o lead: saiba quem ele é, o que pesquisou, a faixa de preço que está dentro do seu orçamento e ofereça exatamente o que ele precisa.

Adote um sistema de gestão de leads

Por fim, mas não menos importante: adote um software para gerir seus leads e vendas. Uma boa plataforma de gestão de leads irá apoiar a sua equipe comercial em todo o processo, da captação do lead até a conversão em vendas. É essa gestão que irá deixar tudo organizado, como as informações de cadastro dos leads, distribuição ao time de vendas, envio de alertas para a equipe não esquecer de realizar o contato e até mesmo a emissão de relatórios mensais.

Sobre a Followize

Criada em 2014 pelos fundadores e irmãos Anderson e André Gil, a startup de tecnologia desenvolveu um software de gestão de leads que permite ao usuário simplificar e padronizar o processo de atendimento e vendas, além de analisar o retorno das ações de marketing. A solução permite ainda agendamentos e automação de vendas, bem como o acompanhamento de resultados por meio de relatórios detalhados por equipes e recursos. Considerado um sistema SaaS, a plataforma possui atualmente cerca de 4.300 usuários ativos em empresas dos setores automotivo, saúde & bem-estar, educacional, imobiliário e de serviços.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar