Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como evitar o marketing dos 45 minutos do 2º tempo?

Empresas especializadas em gestão terceirizada do marketing desenvolvem planejamentos estratégicos de curto, médio e longo prazos para alcançar os objetivos previamente estabelecidos.

Agências possuem ferramentas que certamente representariam custos a mais para a empresa caso ela decida formar e manter equipes internas de marketing

A solução criada pela empresa é revolucionária ao ponto de ser destaque, por acaso, no principal telejornal do país. No dia seguinte há uma grande curiosidade sobre o assunto. Todos procuram o LinkedIn, as outras redes sociais, o canal do YouTube da empresa, mas não encontram nada exceto o site. Mas o endereço digital da companhia ainda está com o mesmo layout com o qual foi criado cinco anos atrás e o release mais atual da sala de imprensa tem como data novembro de 2017.

Mesmo assim, pelo menos o número do telefone fornecido está correto e a recepção começa a receber perguntas demonstrando o tamanho da oportunidade. É neste ponto que alguém inaugura a fase de gritos aleatórias:

- Escrevam um release! Façam um post! Quem tem a senha para atualizar o blog? Como eu faço para criar um perfil da empresa no LinkedIn?

Este é o marketing dos 45 minutos do 2º tempo, e o resultado dele é semelhante ao alcançado pelos times de futebol que chegam a essa altura do jogo sem uma estratégia clara de ataque para fazer o gol.

Tomadas pelo desespero, essas equipes normalmente começam a jogar a bola na área adversária de qualquer jeito até que o juiz apite decretando que o jogo acabou trazendo a derrota ou, no máximo, o que sobra é a chance de ir para o sufoco dos pênaltis!

No caso da empresa, essa derrota se traduz na observação de que um concorrente cuja solução é bem inferior à sua está conquistando o mercado porque tanto sua estratégia de marketing quanto a execução da mesma foram planejadas e estão sendo executadas com constância e foco.

A companhia então passa a refletir sobre o porquê de não ter se preparado adequadamente para evitar este desfecho e chega à conclusão de que não conseguiu dar foco ao marketing porque todo seu potencial estava direcionado para o desenvolvimento da solução revolucionária.

Para evitar este desequilíbrio de esforços, uma das grandes apostas atuais é a terceirização da gestão do marketing. Ao optar por este modelo, a companhia pode continuar completamente mergulhada no objetivo de buscar a excelência naquilo que sabe fazer, sem abrir mão de ter uma equipe especializada à disposição para traçar e executar as melhores estratégias de negócios e entregar resultados com eficiência.

Nunca é demais lembrar que o processo de venda começa bem antes do contato entre o comprador e o fornecedor. Nas operações bem estruturadas, o setor de marketing tem uma atuação decisiva na definição sobre como lançar um novo produto, como a divulgação deve ser feita, quais os canais mais eficientes, entre outros detalhes.

Para isso, as agências que terceirizam essa gestão possuem o domínio sobre o uso dos recursos e ferramentas atualizadas, o que certamente representaria um custo a mais para a empresa caso ela decida formar e manter equipes de marketing internas.

Outra vantagem da terceirização é a possibilidade de agregar um conhecimento abrangente adquirido pelas agências na criação de estratégias para um número maior de players, identificando caminhos certos e errados a serem adotados, independentemente do tipo de produto ou serviço que a marca contratante comercialize.

Com toda essa bagagem, a empresa especializada em gestão terceirizada do marketing trabalha com imersões no cliente e desenvolve um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo, descrevendo passo a passo todas as atividades que serão realizadas para alcançar os objetivos previamente estabelecidos.

Isto inclui ações de marketing digital, relacionamento com clientes, realização de eventos e escolha dos canais mais adequados para espalhar as mensagens chave da empresa na mídia.

A relação custo benefício também é um ponto fundamental na hora de comparar as planilhas! Ter um gestor interno e uma agência para execução acaba sendo muito mais caro do que a terceirização completa que vai desde o planejamento à execução!

Tudo é acompanhado de perto para monitorar a eficiência das iniciativas com base em métricas profissionais e assim é possível ter certeza sobre aquilo que está ou não surtindo os resultados esperados.

Assim, quando chega os 45 minutos do segundo tempo, e a empresa aparece no maior telejornal do país, aquilo é resultado de um planejamento bem elaborado que já prevê as ações futuras visando capitar toda a repercussão do dia seguinte.

E quando o telefone começa a tocar, os gritos que se ouvem são como no estádio quando seu time faz um golaço. O árbitro pode apitar porque sem desespero e nem erros a empresa tem a certeza da vitória.

Por Adriana Carnevalli, diretora da Marketing2U


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS