Brasil,

CEO’s estão otimistas com 2020 e preocupados com a relação Planalto-Congresso

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Bueno Dagnino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Levantamento realizado pela Amcham aponta ano de crescimento empresarial e do PIB, mas com incertezas de governabilidade e no ambiente interno brasileiro

As perspectivas são boas para 2020. Esta é a visão de 40 CEO’s das maiores empresas em operação no Brasil. Mensalmente reunidos na Amcham, em encontro fechado, as lideranças de corporações e indústrias dos principais setores da economia apontaram tendências de investimentos e para o ambiente econômico em pesquisa inédita conduzida pela Câmara Americana de Comércio no Brasil (Amcham Brasil).

A maioria das empresas projetam crescimento ‘bom ou muito bom’ em 2020. Dos 40 entrevistados pela Amcham Brasil, 85% revelou apostar em projeções até 10% maior que o realizado este ano. A parcela que acredita em um ano "muito bom", com faturamento acima de 10%, é de 52% dos executivos. Já 33% deles apostam em uma projeção ‘Boa’ com indicadores internos entre 5% e 10% considerando seu orçamento de 2019. Uma parcela menos otimista, de 15% dos consultados, apontou um previsão de crescimento entre 0 e 5%.

Para conquistar este crescimento, a maioria dessas organizações terão dois pontos de investimentos prioritários: inovação e transformação digital; e eficiência e produtividade, ambas ações apontadas por 31% dos consultados. A aquisição ou investimentos em novos mercados e investimento em pessoas foi citada igualmente por 14% deles. Uma minoria planeja uma ampliação geográfica no Brasil (14%) ou internacionalizar produtos e serviços (7%).

Já os CEOs vão investir parte da sua agenda de gestão em produtos e novos modelos de negócios (36%), eficiência de processos (32%), melhorias na experiência do cliente (25%) e integração de sistemas (7%). "Os executivos estão otimistas com as reformas que podem retomar a produtividade e transformar o ambiente de negócios brasileiro mais competitivo", afirma a CEO da Amcham, Deborah Vieitas, durante a reunião do comitê Estratégico de CEO’s nesta quarta-feira (6/12), em São Paulo. Na ocasião, Deborah reforçou que a entidade tem se empenhado na defesa de tratados comerciais como o entre o Mercosul e a União Europeia e reformas favoráveis ao ambiente econômico.

E as incertezas e o PIB?

A maioria (72%) acredita em sequência da retomada econômica em 2020, com melhorias nos indicadores de consumo e produção. Outros 25% enxergam um cenário igual a 2019, com possibilidade de evolução dos indicadores só em 2021. Já o crescimento do PIB deve ser regular, com projeções entre 0e 2%, segundo 56% dos empresários. Os otimistas compõem 44% dos entrevistados pela Amcham. Eles acreditam que o PIB já voltará a crescer acima de 2% no próximo ano.

De acordo com os CEOs, apenas uma grande incerteza pode atrapalhar essa recuperação econômica brasileira em 2020. O ponto de preocupação de 69% deles é a governabilidade do presidente Jair Bolsonaro e sua capacidade de liderar a relação do Planalto com o Congresso. Outros 16% entendem que o quadro fiscal preocupante e dependente de mais reformas estruturais podem gerar incertezas relevantes. Ameaças pela desaceleração da economia global (9%) ou pela falta de confiança de consumidores e investidores (6%) foram citadas por uma parcela menor dos entrevistados.

A Amcham pediu para os CEOs listar ameaças ao crescimento empresarial brasileiro em 2020. Nenhum CEO enxerga um ano de riscos significativos em temas como cybersegurança, regulatório, operacional, compliance, socioambiental, cadeia de fornecedores ou tecnológicos. Nesta lista, somente quatro ameaças foram citadas, sendo o cenário político/econômico brasileiro a principal delas, segundo a visão de 58%. As tensões internacionais são significativas tensões monitoradas em 25% desses negócios. Outras ameaças listadas são de novos concorrentes (13%) ou escassez de mão de obra (4%).

Os empresários também listaram quais devem ser as prioridades do Governo Federal em 2020. Em ordem estratégica aparece: reforma tributária (53%), ajustes das contas públicas (28%), privatizações (9%) , agenda de concessões (6%) e diálogo público-privado (3%).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar