Brasil,

Troposlab: a aceleradora que transforma colaboradores em empreendedores por meio do intraempreendedorismo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Bezulle
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Aceleradora desenvolve projetos de inovação que capacitam colaboradores das empresas

O termo "aceleração" vem sendo utilizado há muitos anos no mercado para descrever o processo de desenvolvimento e testes rápidos de novos modelos de negócio. Um dos modelos de aceleração mais comuns do mercado é o de investir no crescimento de startups e prepará-las para receber investimentos em troca de um equity da empresa. Porém, existem outros modelos de aceleração para médias e grandes empresas.

A Troposlab , aceleradora de negócios, projetos e pessoas, foi criada dentro do Instituto Inovação, grupo gerador de novos negócios e pioneira em inovação no Brasil e na América Latina.

Fundada em 2012, no estado de Minas Gerais, por Renata Horta, Paulo Renato e Pedro Teixeira, a Troposlab desenvolve programas de inovação sob medida, que se adequam às necessidades de cada empresa. Na terminologia grega, a palavra "Tropos" significa um novo caminho ou direção. Já o termo "Lab" é comumente usado no meio da inovação como referência a um local de experimentações.

A ideia surgiu a partir da percepção de que as empresas são formadas por pessoas, logo, o crescimento está diretamente atrelado à capacitação, conhecimento e desenvolvimento de seus colaboradores.

Pensando nisso, um dos modelos de aceleração desenvolvidos pela Troposlab conta com a participação dos colaboradores, que ganham papel de protagonismo no programa.

Indicados pela própria empresa-cliente ou escolhidos por meio de uma seleção de propostas com foco no desafio apresentado, os colaboradores são capacitados para desenvolverem projetos inovadores utilizando as metodologias ágeis características às startups, que buscam gerar, além de uma grande economia - uma vez que a empresa não precisa se preocupar em terceirizar o serviço -, aumento da eficiência operacional, geração de novos negócios, entre outras vantagens facilitadas por um time que já conhece com mais profundidade a empresa.

Com o intuito de aperfeiçoar os projetos de intraempreendedorismo e, com isso, apresentar os melhores resultados, a aceleradora mantém, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, um núcleo de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) especializado no estudo do comportamento empreendedor. Esse núcleo tem como objetivo investigar quais são as características que um indivíduo precisa ter para triunfar como empreendedor, seja em seu próprio negócio ou trabalhando para uma empresa.

Outro modelo de desenvolvimento corporativo trabalhado é por meio da interação com as startups. Neste caso, são realizados programas financiados por grandes empresas para atração e seleção de startups, que também são aceleradas enquanto desenvolvem projetos para as próprias companhias curadoras da iniciativa.

A Troposlab já realizou 42 programas de aceleração no Brasil, em 14 estados diferentes levando inovação a grandes companhias por meio de programas de intraempreendedorismo ou de atração de startups. Dentre as empresas que passaram pelo programa de aceleração, estão grandes marcas como Nestlé e Mercedes-Benz, e órgãos governamentais, como o Governo do Estado de Minas Gerais e o Sebrae. Para a citação de cases.

Sobre a Troposlab

A Troposlab é uma aceleradora de negócios, projetos e pessoas criada em 2012 por Renata Horta, Paulo Renato Cabral e Pedro Teixeira dentro do Instituto Inovação, grupo pioneiro em gestão de inovação no Brasil e na América Latina composto, ainda, pela gestora de investimentos Inseed e pela consultoria Inventta. Em 2016, Nathália Tavares, que atuava como agente de aceleração da Troposlab desde 2014, foi anunciada como sócia da empresa.

A aceleradora desenvolve programas de inovação que atendem desde empresas que estão em estágio inicial, com as quais são trabalhados processos que envolvem mudança de cultura e transformação digital, até as que se encontram em estágio mais avançado, que já estão prontas para incorporar programas de startups ou de capacitar a própria equipe para desenvolver e gerenciar projetos e soluções inovadoras internamente. Dentre as empresas que já passaram pelos programas de inovação desenvolvidos pela Troposlab, estão grandes marcas como Nestlé, B3, VLI e Mercedes-Benz.

Sobre os fundadores

Renata Horta, 38 anos, Fundadora da Troposlab, responsável por desenvolver o modelo de negócio e a estrutura organizacional mais adequada para as empresas, liderando e desenvolvendo a equipe, criando produtos e planos pedagógicos e executando estratégias. Renata é bacharel em Psicologia e mestre em Administração, tendo produzido uma dissertação sobre Cultura Organizacional, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Paulo Renato, 48 anos, cofundador e sócio-diretor da Troposlab, foi responsável pelo desenvolvimento de programas de aceleração de empresas e de novos negócios para corporações e instituições. Hoje atua como Gerente do Departamento Nacional de Inovação do Sebrae em Brasília. Paulo é bacharel em Engenharia de Materiais e Metalurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo se dedicado, ao longo de sua trajetória acadêmica, a projetos de incubação de empresas e programas de empreendedorismo.

Pedro Teixeira, 30 anos, cofundador e diretor de operações da Troposlab, é responsável por gerenciar os projetos de educação, aceleração e cultura que são desenvolvidos pela instituição. Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é especialista em Administração e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar