Plataformas são opções para novos empreendedores

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Sanches

Segundo uma pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneuship Monitor,) 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio no Brasil. Os dados são de março e esse número tende a crescer cada vez mais, já que apenas em julho de 2019 foram abertos 281.644 empreendimentos no país, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian.

Com a proximidade do ano novo, promessas e novos planos são conversas comuns em grupos de amigos e família. E o desejo de empreender, conquistar a independência financeira e trabalhar com o que sempre desejou, faz com que muitas dessas resoluções estejam ligadas à vida profissional e novos projetos de empreendedorismo.

Uma excelente saída é apostar em plataformas online para iniciar o próprio negócio e também conseguir dar os primeiros passos com assertividade e economia. Afinal, é uma das formas mais rápidas e simples. Para quem se encaixa nesse cenário, selecionamos aqui algumas opções disponíveis no mercado. Conheça algumas plataformas:

Criando o negócio

Líder em soluções em vídeos na América Latina, a Samba Tech permite que o empreendedor crie seu próprio site de vídeos totalmente personalizável. Além disso, uma versão app do seu conteúdo está disponível. Com a plataforma, que está consolidada no mercado, a quantidade de pessoas que visitam o canal de vídeos e realmente fazem a compra de um curso ou conteúdo é até 4x maior do que em outras opções do mercado. Outras vantagens são a possibilidade de pagamento integrado, a ferramenta já tem tudo pronto para que você venda e receba pelos seus vídeos sem complicação, e a segurança contra pirataria do conteúdo. Esta é uma excelente opção para profissionais autônomos que querem iniciar seu negócio no mundo digital. Professores de música, de idiomas, chefs que atuam no ensino a novos profissionais, entre outras opções.

Para quem tem dúvidas de como desenvolver seu próprio marketplace,a Ideia no Ar é uma excelente opção. Sem depender de programadores e de forma rápida e barata, a startup, acelerada pelo programa InovAtiva Brasil, criou uma solução customizável que cabe no bolso e ajuda empreendedores em fase inicial que não têm conhecimento técnico ou grandes recursos financeiros para testar o negócio. Desde 2013, já auxiliou mais de 200 soluções com uma metodologia própria.

Outro ponto importante é realizar o registro de marca. Muitos empreendedores ainda não sabem que o CNPJ não é o suficiente para proteger sua marca, pois muitos desconhecem a necessidade de efetuar o registro da própria marca para ter direito a utilização com exclusividade da mesma. Para ajudar com essa questão, surgiu a Consolide, startup que facilita e agiliza o registro de marcas para micro e pequenos empresários e que já atingiu o número de 4,5 mil clientes em sua plataforma.

A empresa tem como propósito unir tecnologia ao know how de seu corpo jurídico a fim de garantir o protocolo do processo no INPI em até um dia útil, além da garantia de um novo pedido gratuitamente, caso a primeira solicitação não tenha sido aceita. A empresa atende todas as regiões do Brasil, sem necessidade de deslocamento do cliente e uso dos correios, uma vez que seu procedimento é 100% online. “O cliente pode contratar os nossos serviços de onde estiver, de qualquer lugar do mundo, só precisa de um celular e acesso à internet para isso. E o mais importante é que ele pode acompanhar em tempo real o andamento do processo de registro, através de um dashboard exclusivo”, explica Alan Marcos, CEO da startup.

Soluções econômicas

Pensando em facilitar as necessidades logísticas de entrega das empresas, a Lalamove, plataforma online de soluções em entregas, atua por meio de frota de parceiros composta por motos e utilitários, sendo Fiorino ou pick up com carroceria coberta, Kombi, van e carretos. Nesse caso, o empreendedor que está ingressando no mercado não precisa investir recursos em uma frota própria, podendo utilizar o serviço oferecido pela plataforma. Os preços iniciais variam de R$ 9 a R$ 100, dependendo do serviço contratado, mais variáveis de quilometragem, paradas extras, adicional noturno e/ou de ajuda do motorista. Com a proposta de entrega no mesmo dia (same day delivery), a plataforma permite também o agendamento de entregas, disponibiliza diversos meios de pagamento, protocolo eletrônico (assinatura digital), conta de negócios, gerenciamento e otimização de rotas, rastreamento em tempo real e relatórios mensais consolidados para os clientes corporativos.

Com objetivo de oferecer serviços com qualidade e preço acessível para todo o país, a NetSupport, plataforma digital de suporte técnico de TI, faz a conexão entre técnicos de informática e empresas com necessidade de manutenção e suporte em TI. O cliente pode utilizar solicitar os chamados sob demanda, pagando apenas pelo serviço realizado. A ideia principal é que as empresas não gastem com um profissional de TI fixo. O uso dos serviços da NetSupport podem gerar uma economia de até 25%.

Contratando com assertividade

Toda empresa precisa ter um setor de RH, sendo ela pequena ou grande, é necessário que alguém cuide da área para uma seleção assertiva de colaboradores e a gestão comportamental da equipe. Segundo o Caged, a média nacional de rotatividade dentro das empresas no Brasil é de 41,7% nos últimos cinco anos, no Brasil e para auxiliar a área a diminuir esse cenário, já que trocar de funcionário é um processo que diminui a rentabilidade empresarial, a Sólides, startup de gestão comportamental e recrutamento de colaboradores traz soluções para que essa rotatividade caia para pelo menos 19,2%.