Brasil,

Setor de recuperação de crédito avalia revolução digital como uma oportunidade de elevar quitações no SPC e Serasa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
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De acordo com a pesquisa 68% das companhias já utilizam modelos mistos em sua cobrança, ou seja, mesclam o digital com métodos tradicionais.

O ano de 2019 foi desafiador aos 63 milhões inadimplentes, segundo Serasa, com pagamentos em atraso, utilização de créditos bancários e outras dívidas que negativaram CPFs e dificultaram a obtenção de crédito. No entanto, o cenário ainda pode se agravar, 2020 se aproxima com IPTU e IPVA a serem pagos, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apenas 9% dos brasileiros dizem ter condições de quitar suas obrigações financeiras.

Com objetivo de facilitar a negociação e oferecer melhores oportunidades de parcelamento, as empresas do setor de recuperação de crédito passaram a investir em tecnologia. Segundo a pesquisa Desafios e Tendências do Ciclo de Crédito na Era da Inovação Financeira, realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com o Negocia Fácil, serviço de cobrança digital, e o CMS, 68% das companhias já utilizam modelos mistos em sua cobrança, ou seja, mesclam o digital com métodos tradicionais.

"Ao aliar tecnologia a cobrança, facilitamos o processo e contribuímos para simplificar a vida do inadimplente. Com plataformas inteligentes o acordo pode ser feito onde e quando o devedor preferir, como é o caso do Negocia Fácil, serviço de cobrança digital da MFM TI", ressalta José Moniz, Head de Negócios Digitais do Negocia Fácil. Serviços como esse desmitificam a cobrança e se encaixam perfeitamente a vida do consumidor moderno, que resolve seus problemas através de pequenos cliques.

Ainda de acordo com a pesquisa, as novas tecnologias estão aos poucos fazendo parte do setor. Cerca de 50% das empresas já utilizam Chatbots, 39% fazem uso da inteligência artificial para contatar o inadimplente e 39% investem em dados do Big Data. Os entrevistados acreditam também em um futuro promissor, afinal 55% das instituições desejam pagamento instantâneo, 53% querem usar o 5G e 52% desejam realizar seus pagamentos futuros através de QR Code.

Como em todos os setores, a tecnologia vem como uma ponte entre um problema e uma solução. "A era do consumidor 5.0 traz um perfil diferente dos demais, o consumidor vive em uma realidade onde tudo se resolve em cliques através do celular. Se ele compra algo em seu sofá, também gostaria de resolver seus problemas financeiros na poltrona", enfatiza Moniz. Por isso, 92% das empresas credoras já adotaram alguma tecnologia em seu sistema ou têm a intenção de instalar novas.


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