Brasil,

Liberdade econômica é impulso estratégico para o mercado de seguros no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Giuvanusi
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Liberdade econômica é impulso estratégico para o mercado de seguros no Brasil

Lei 13.874/2019 prioriza a intervenção mínima do Estado e a autonomia das vontades, adequando os contratos de seguros à nova realidade do mercado

Após a sanção da lei de Liberdade Econômica, espera-se que o mercado segurador brasileiro passe por mudanças estruturais, valendo destacar a alteração no papel desempenhado pelos órgãos reguladores, como a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), responsáveis pelo controle e fiscalização do mercado de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.

O artigo 36, "c" do decreto 73/66, que regula as atividades de seguros privados no Brasil, determina que cabe à SUSEP fixar condições de apólices, planos de operações e tarifas a serem utilizadas obrigatoriamente pelo mercado segurador nacional.

Já a lei 13.874, de 2019, prioriza a intervenção mínima do Estado e a autonomia das vontades. Ou seja, contando com uma maior flexibilidade, os contratos de seguro poderão ser elaborados de uma maneira mais clara aos próprios consumidores, sendo mais adequado à nova realidade do mercado e às novas tecnologias.

Desta forma, podemos prever parâmetros mais objetivos no que tange a interpretação das cláusulas contratuais, que poderão ser demonstradas às partes com maior clareza, sejam elas seguradoras, corretores e segurados. Isto, com maior flexibilidade frente à agência reguladora.

A lei da Liberdade Econômica determina que a iniciativa privada deva ter mais liberdade para atuar, o que renova as expectativas do mercado segurador em obter maior autonomia, mantendo-se alinhado com a vida cotidiana atual. Em tese, isso geraria concorrência de mercado mais justa, competitiva e igualitária.

A SUSEP e o CNSP, a partir da lei de Liberdade Econômica, deverão redirecionar o seu foco aos aspectos de solvência e liquidez das seguradoras, gerando, consequentemente, uma menor intervenção nos produtos securitários disponíveis no mercado, fomentando, consequentemente, a inovação e o surgimento de novos produtos.

As práticas atuais perpetradas pela SUSEP refletem a pouca diversidade demonstrada dos produtos securitários comercializados no Brasil, em comparação com outros mercados. Em países mais desenvolvidos, por exemplo, as seguradoras já contam com maior flexibilidade de atuação e para a elaboração de contratos, com menor intervenção do Estado sobre novos produtos e sua comercialização.

JOSÉ MARCIANO NETO é advogado e integra a equipe de Direito Securitário do escritório Rücker Curi Advocacia e Consultoria Jurídica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar